Izabel Gurgel comanda roda de conversa sobre Frida Khalo

A jornalista Izabel Gurgel conduz um encontro sobe vida e obra da pintora mexicana Frida Kahlo, a partir do livro “El Ropero de Frida”, no próximo sábado (15). A atividade integra a nova programação da Galeria Mariana Furlani

Texto: Naara Vale – naaravale@ootimista.com.br
Foto: Edimar Soares

A cada Carnaval, a cada festa à fantasia, dezenas de Fridas Kahlo se fazem presentes. As roupas coloridas por bordados, os cabelos negros presos com flores no alto, as sobrancelhas ligadas uma a outra. Nenhuma outra mulher na história é tão reproduzida e tão facilmente reconhecível pelas suas vestimentas e traços físicos marcantes como a artista mexicana. A personalidade construída através dessas roupas e o que elas falam sobre Frida é o tema da roda de conversa conduzida pela jornalista Izabel Gurgel, no próximo sábado (15), das 9h30 às 12h30, na Galeria de Arte Mariana Furlani.

Com o tema “O Guarda-roupa de Frida Kahlo”, o encontro se debruça sobre o livro “El Ropero de Frida” (ainda sem tradução no Brasil), publicado em 2007 no México. A publicação foi possível após a abertura do banheiro da Casa Azul –  casa onde Frida morou com Diego Rivera, em Coyoacán – que ficou fechado durante 50 anos, guardando centenas de objetos pessoais da artista. O banheiro foi aberto em 2004, abrindo um mundo de possibilidades de estudos e publicações sobre a pintora.

Na roda de conversa, Izabel Gurgel faz uma introdução à vida e obra da pintora mexicana que, através do seu modo de viver e se vestir, traduziu um pouco do México e seus povos. Segundo a jornalista, para além de um comentário sobre atitude, moda ou performance, as roupas, os modos de vestir da artista constituem uma singular elaboração de uma persona artística. “Vamos apreciar o guarda-roupa dela (um livro ainda inédito no Brasil) afinando o olhar para as preciosidades que temos ao redor. Uma iniciação, um convite para olhar com gosto preciosidades artesanais e artísticas do Ceará”, reflete.

Para ela, apreciar a vida e obra da Frida ajuda a “perceber mais clara e agudamente que a vida vivida, a trajetória de cada um, é passível de ser inventada, criada, desenhada como uma obra de arte”. “A casa, o guarda-roupa, os objetos do cotidiano dizem muito sobre nós, nos dizem bem, somos feitos por eles, eles também constituem nosso corpo, nosso estar no mundo. No caso Frida, uma reverência aos muitos povos originários que construíram o México que a gente não cessa de descobrir”, destaca Izabel.

Novidades na Galeria

O encontro sobre Frida Kahlo integra a nova proposta de atividades que a Galeria Mariana Furlani vem oferecendo ao público. Além de trabalhar com artistas locais, o espaço está desenvolvendo um calendário de atividades culturais: cursos, imersões, rodas de conversa, clubes de leitura e oficinas infantis. “A ideia é trazer um público que não costuma frequentar a Galeria. Trazer essas pessoas para dialogar com as artes e, a partir disso, elas começarem a frequentar espaços de artes, cinemas, teatros e inserir isso no cotidiano delas”, explica Alice Frota, responsável pelas atividades formativas da galeria.

 

Serviço:

“O Guarda-roupa de Frida Kahlo”, com Izabel Gurgel

Sábado (15), das 9h30 às 12h30 (a galeria abre às 9h com café)

Galeria de Arte Mariana Furlani (Rua Canuto de Aguiar, 1401 – Varjota)

R$ 180 (cartão/2x) ou R$ 160 (a vista/depósito)

Inscrições pelo link encurtador.com.br/gqtD6

Enviar comprovante de pagamento para: mfac.eventos@gmail.com

Galeria aberta ao público de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 9h às 13h.

(85) 3242.2024

 

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES