slot deposit 5000

Kingdomtoto

Nuri77

Nuri77

Merpati77

Toto slot

Slot qris 5000

Slot deposit 5000

Kembangtoto

Situs slot resmi

Slot deposit 5000

Slot deposit 5000

Situs toto 4d

Kingdomtoto

Kembangtoto

Ivan Guimarães lança sua nova exposição “Há Mar!” | Tapis Rouge

Ivan Guimarães lança sua nova exposição “Há Mar!”

O artista visual Ivan Guimarães apresenta sua mais nova exposição, intitulada “Há Mar!”, na Casa Bendita, nos dias 9 e 10 de novembro. A mostra, que é gratuita e aberta ao público, reúne obras inéditas que refletem as múltiplas influências acumuladas ao longo de sua trajetória como pesquisador e artista.

Entre as suas inúmeras inspirações, podem ser citadas algumas referências ao enigma dos girassóis e das noites estreladas de Van Gogh, à vibrante paleta de cores de El Greco, à desconstrução audaciosa de Picasso, à organicidade da obra de Ernesto Neto, à inventividade de Jean Arp. Essas influências se entrelaçam com a criação própria de Ivan, que incorpora elementos da arte rupestre às expressões contemporâneas, celebrando a não-linearidade da arte e seu papel como elo entre passado e presente e, seguramente, um futuro que ainda não existe, mas que pode ser imaginado a partir do que realizamos hoje.

Como artista visual, Ivan explora nesta exposição a importância da água como recurso finito e essencial à vida no planeta, abordando a relação vital da água com os seres vivos e as subjetividades humanas. A exposição convida o público a refletir sobre o impacto das mudanças climáticas e os desequilíbrios ambientais que afetam mares, rios e todas as formas de vida. Dados alarmantes, como a informação de que apenas 0,007% da água da Terra está diretamente disponível para consumo humano, reforçam a urgência da conservação. Nesse sentido, a exposição evoca a célebre reflexão de Rachel Carson: “Na natureza, nada existe isolado”, enfatizando a interdependência entre as ações humanas e o meio ambiente. Assim, ressoa também o pensamento de Edgar Morin, para quem a natureza e a humanidade são “tecidos da mesma trama”, devendo ser compreendidas em sua complexidade e indissociabilidade.

Além das questões ambientais, a exposição Há Mar! explora as memórias pessoais de Ivan enquanto artista e pesquisador, evidenciando camadas temporais e afetivas que interferem em sua criação. A exposição mergulha nas profundezas simbólicas e culturais do mar, resgatando suas lendas e histórias, e as complexas relações humanas que ele inspira. Como o próprio artista afirma: “Nasci entre o rio e o mar. A água sempre fez parte da minha vida”. Ivan complementa destacando que seu trabalho é “marcado pela organicidade e pelos ciclos de existência e resistência, manifestados em técnicas variadas como estêncil, óleo pastel, xilogravura, pintura e instalações”.

A técnica central nesta mostra é a pintura em relevo sobre madeira, que envolve a aplicação de tinta seguida por entalhes que revelam camadas internas do material, criando um diálogo entre a superfície e o substrato. A madeira, tratada como tela, é pintada com lápis de cor ou tinta acrílica e, em seguida, escavada com goivas, num processo que remete a uma “arqueologia visual”. Esse método confere profundidade física às obras e amplia a narrativa ao sugerir fluxos e movimentos que transcendem o espaço físico da obra.

A arte de Ivan Guimarães, com seus sulcos e camadas, torna-se metáfora para uma realidade em constante transformação e convida à reflexão sobre a degradação ambiental, causada pela ação humana desenfreada. Aqui, tendo o mar como fio condutor, a obra do artista atua simultaneamente como denúncia e como grito de esperança, buscando despertar o melhor da humanidade. Sobre o processo criativo que envolveu essa mostra, Ivan comenta que “não poderia haver escolha mais poética e coerente para conectar meu lado educativo, de pesquisador e artista, do que a água. Tenho grande admiração e respeito pela água; ela ativa minha criatividade, imaginação e energia, conectando-me ao todo”.

A exposição Há Mar! celebra os 30 anos de Ivan Guimarães como pesquisador de arte, período em que ele conduziu centenas de estudantes, adultos, jovens e crianças a museus nacionais e internacionais, como o Louvre, Reina Sofia, Uffizi, MoMA, Tate Modern, Pergamon, Hermitage e MASP. Comemora também seus 8 anos como artista, nos quais vem explorando e reinventando linguagens visuais. “Celebro esse momento, em sintonia com as minhas raízes e com a minha trajetória com a arte que já é bem longeva”, declara Ivan.

Entre as suas exposições individuais e coletivas anteriores, destacam-se: a internacional “O Colecionador de Paisagens” (2022) na Art Source, em Dublin – Irlanda; e as nacionais “Corpo Pintura” (2023) no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza-CE; “Paisagens Afetivas” (2023) no Espaço das Artes Barão de Messejana, em Aracati-CE; “Fortaleza em Cores” (2024) na Artivo Galeria, em Fortaleza-CE; “Pietà” (2024) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza-CE; e “Vermelho Monet” (2024) no Espaço Cegás de Cultura, em Fortaleza-CE.

Serviço:

Exposição Há Mar!

Data: 9 e 10 de novembro de 2024

Horário: das 15h às 19h

Local: Casa Bendita – Av. Rui Barbosa, 888, Meireles, Fortaleza-CE

Entrada: Gratuita

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES