IV Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará tem início hoje no YouTube

A partir desta quinta-feira (25), o Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará apresenta sua diversificada programação virtual no YouTube, onde homenageia o diretor  e produtor Mário Jorge Marinho 

Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br

Um momento de troca e conversa para debater os desafios da arte de rua em tempos de pandemia, através de espetáculos, rodas de conversa e apresentações musicais. Este é o tom da quarta edição do Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará, envolvendo os grupos e coletivos que participam do evento. Tradicionalmente realizado no município de Maracanaú, em 2021 ele acontece em formato virtual.

De hoje (25) até o próximo sábado (27), os internautas e fãs das artes cênicas poderão conferir a transmissão de toda a programação da ação cultural no canal oficial do grupo Garajal, no YouTube. A quarta edição do evento prestará homenagem ao diretor e produtor Mário Jorge Maninho (in memorian) – uma referência na luta em defesa da cultura no Ceará, fundador do Garajal e da Associação Teatral de Maracanaú (Tema).

“É muito importante para a gente, enquanto grupo, poder realizar mais uma edição do festival e, para além de tudo, afirmar que a arte de rua ainda é viva e pulsante no próprio fazer teatral do grupo em tempos tão difíceis. E, comungar isso com os outros amigos e parceiros do Estado e em nível nacional, se torna ainda mais prazeroso e revigorante. Nesta edição resolvemos ampliar todas as atenções para o artista de rua e comungar o fazer teatral com outras linguagens como a literatura, o hip hop, as artes visuais e a música”, explica Arnaldo Moura, membro da produção do festival e do grupo Garajal.

Sobre os desafios da arte durante a pandemia, Arnaldo avalia que “esses novos tempos estão nos empurrando ao fazer, ao colocar em prática, ao estar ativos, criando possibilidades e, além de tudo, experimentando. Nunca tínhamos passado por tempos assim, então não temos fórmulas. Acho que depois disso tudo, nós poderemos sentar e ver o que deu certo ou o que deu errado, se é que podemos levar por esse prisma de certo ou errado. Mas ver que caminhos e qual possibilidade do fazer artístico (que para muitos ainda é nova) se pode tomar. Acho que o que temos somos nós mesmos, artistas e amantes da arte, para podermos trocar experiência. Por isso acho bem massa colocar esse tema em foco no festival”.

Durante a transmissão da programação, o público poderá conferir espetáculos de alguns grupos e coletivos de cidades cearenses e do Rio Grande do Norte: Cia Pão Doce (Mossoró/RN), Grupo Oficarte (Russas), Grupo Pavilhão da Magnólia, Cia Prisma de Artes e o Grupo Nois de Teatro (Fortaleza), além do Coletivo Bota o Teu, Coletivo Paralelo, Payaço Abu, Grupo Garajal, Dezequilibradoz e Sertão Rap – esses últimos de Maracanaú.

Serviço:
Abertura do IV Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará
De hoje (25) até sábado (27)
A partir das 16 horas
YouTube do grupo Garajal

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES