Após o anúncio do presidente dos EUA, Joe Biden, de que não buscará reeleição, internautas resgataram um episódio da série “Os Simpsons” que parece prever os atuais acontecimentos na política americana. No episódio “Bart to the Future”, da 11ª temporada, a personagem Lisa Simpson se orgulha de ser “a 1ª mulher heterossexual presidente” dos EUA, vestindo um traje que se assemelha ao usado pela vice-presidente Kamala Harris na cerimônia de posse em 2021: um terno roxo e um colar de pérolas. O episódio foi ao ar pela primeira vez em março de 2000.
Com a saída de Biden da corrida eleitoral, Kamala Harris se posiciona como a principal candidata do Partido Democrata para enfrentar o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano. Se eleita, Kamala será a primeira mulher a ocupar a presidência dos Estados Unidos. A coincidência entre o traje de Lisa e o de Kamala, bem como o fato de ambas terem chegado à Casa Branca após a presidência de Donald Trump, gerou grande repercussão.
O seriado “Os Simpsons” é conhecido por suas “previsões” do futuro, como a candidatura de Trump em 2016, a criação dos smartphones e a fusão da Fox com a Disney. Essa nova coincidência alimenta a fama da série de antecipar eventos reais.
Kamala Harris ainda não é oficialmente a candidata do Partido Democrata nas eleições deste ano, apesar do apoio de Joe Biden. Os delegados democratas podem escolher seguir o desejo do presidente, mas não são obrigados a fazê-lo. Existem três possíveis rotas para substituir Biden na corrida eleitoral:
A primeira é conseguir unanimidade em torno da candidatura de Kamala na Convenção Nacional Democrata, que será realizada de 19 a 22 de agosto de 2024, em Chicago. A segunda opção seria formar unidade em torno de outro candidato, embora o tempo curto torne esse cenário improvável. Sem a votação virtual, a decisão do partido ficaria para a convenção, abrindo a possibilidade de uma convenção “aberta”, algo que não acontece há 56 anos.