Nomes emblemáticos das décadas de 1980 e 1990, a apresentadora Xuxa e os ex-integrantes do grupo musical Balão Mágico resgatam trajetórias de sucesso em produções para o Globoplay e Star+, respectivamente. Confira o que vem por aí
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
Um mergulho direto no túnel do tempo! É o que podem esperar os brasileiros que cresceram nas décadas de 1980 e 1990, quando despontaram no cenário midiático ícones que estão presentes até hoje no imaginário de quem foi um “baixinho” ou desejou viajar no “superfantástico balão mágico”. Mas o que os fenômenos Xuxa e Balão Mágico têm em comum, além do sucesso? É que ambas histórias retornam agora, em 2023, fazendo um resgate dos bons momentos e também dos infortúnios de carreiras de grande apelo popular, em meio a uma indústria onde muitas vezes os lucros falam mais alto.
O primeiro a chegar desta viagem ao passado é a série A Superfantástica História do Balão, que estreia no catálogo do streaming Star+ nesta quarta-feira (12). Na produção, os ex-integrantes Simony, Tob, Mike e Jair Oliveira voltam a se encontrar após mais de uma década para relembrar a infância como membros do grupo musical que marcou geração. Da origem familiar à explosão da banda, eles recordam os ginásios lotados, os discos emblemáticos, e como a responsabilidade e o nível de fama alcançados pelo grupo começaram a afetá-los, resultando em traumas que perduram até hoje.
Ao longo de três episódios, os espectadores poderão ver imagens de arquivo e entrevistas, além dos bastidores de uma apresentação para mais de 150 mil pessoas no estádio Maracanã. Além disso, a produção trará participações especiais de nomes como Lázaro Ramos, Fábio Jr. e Gretchen.
A vez da rainha

Ciente de que não perde a majestade, Xuxa Meneghel alcançou grandes feitos em 2023. Ela esteve em alto mar, com um cruzeiro de comemoração pelos 60 anos de vida, apresentou um reality drag no Prime Video, que, inclusive, contou com gravações em Fortaleza e, agora, lança Xuxa, O Documentário, com selo de produção do Globoplay. Com direção geral do jornalista e apresentador Pedro Bial, a série documental será contada em cinco episódios, disponíveis a partir de quinta-feira (13).
O intuito da série é mostrar o que ocorria a partir do momento em que a icônica nave espacial da apresentadora fechava as portas, focando nos bastidores da vida pessoal e da carreira da eterna “Rainha dos Baixinhos”. A série aborda desde as raízes da apresentadora, ainda em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, passando pela carreira como atriz, chegando até o momento em que ela foi o rosto de vários programas de auditório em países da América Latina e Estados Unidos.
A narrativa da série é conduzida a partir de relatos da própria Xuxa e de testemunhas-chave que acompanharam de perto a sua ascensão meteórica, incluindo Renato Aragão, Sergio Mallandro e algumas ex-paquitas, tais como Andrea Veiga e Letícia Spiller. O ex-marido, Luciano Szafir, a filha fruto desta relação, Sasha Meneghel, e o atual esposo, Junno Andrade, também ajudam a contar esta narrativa. Um dos destaques, sem dúvidas, deve ficar por conta do reencontro entre Xuxa e a ex-empresária, Marlene Mattos, com quem rompeu relações e deixou de ter contato por 19 anos. A série marca o reencontro entre as duas, prometendo muita emoção. Apresentações feitas, o passo seguinte é preparar a pipoca e ativar o modo nostálgico para curtir os dois títulos.
Serviço
A Superfantástica História do Balão
Disponível: quarta-feira (12), no Star+
Xuxa, O Documentário
Disponível: quinta-feira (13), no Globoplay