Indicado ao Oscar de Melhor filme, “Belfast” estreia nesta quinta nos cinemas; conheça enredo

Depois de chamar atenção nas premiações e receber sete indicações ao Oscar, o longa-metragem Belfast chega aos cinemas hoje (10). Filme acompanha uma família tentando viver em meio às tensões sociais da Irlanda do Norte dos anos 1960

Danielber Noronha

danielber@ootimista.com.br

Belfast, capital da Irlanda do Norte, é marcada por vários acontecimentos, incluindo o fato de ser o lugar onde nasceu o navio Titanic e todos os conflitos religiosos que fizeram a cidade ser segregada por muros. Contudo, até os destinos mais emblemáticos resguardam gente que só quer uma coisa: viver feliz e tranquila. O pequeno Buddy, de nove anos, retratado no filme que leva o mesmo nome do lugar, só quer isso e a companhia da família. Porém, no longa que estreia hoje (10), o público descobrirá que não é nada fácil alcançar tais objetivos em meio a uma guerra civil.

Belfast é o novo trabalho do profícuo realizador audiovisual Kenneth Branagh (Thor, Cinderella), que assina a direção e o roteiro da produção. Além disso, o filme toma como base justamente a infância do cineasta, que, assim como Buddy, tem a capital como cidade natal. “É a visão de um garoto de nove anos, viciado em filmes, para uma situação de conflito”. É assim que ele definiu o longa aos estudantes de cinema da Queen’s Film Theatre.

Dilema familiar
Interpretado pelo ator mirim Jude Hill, Buddy busca se manter como uma criança alegre e sonhadora enquanto vê a cidade ser consumida pelas por mudanças culturais, crises trabalhistas e violência extrema entre os civis. Para piorar a situação, a família passa por uma severa crise financeira e coleciona dívidas. Diante de tal cenário, o pai do garoto, interpretado pelo ator Jamie Dornan (Cinquenta Tons de Cinza), sonha migrar para Sydney ou Vancouver.  A partir daí, o impasse se torna a mãe do menino, interpretada por Caitriona Balfe, do seriado Outlander, que não quer deixar suas raízes mesmo em meio ao caos iminente. O filme conta, ainda, com Judie Dench e Ciarán Hins, que interpretam os avós de Buddy.

Premiações
O filme vem despontando em premiações desde o ano passado, que culminou em um forte destaque no Oscar 2022. Ele foi coroado como o grande vencedor da 46ª edição do Festival de Toronto e também conquistou o People’s Choice Award, honraria máxima do evento canadense. Além disso, venceu o Globo de Ouro de Melhor Roteiro. Recentemente, também recebeu selo Fresh, aprovação dada a algumas obras pelo Rotten Tomateos, site agregador de críticas.

O feito mais recente do filme foi receber sete indicações ao Oscar 2022, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção. A 94ª edição da premiação ocorrerá no tradicional Dolby Theatre, em Los Angeles. Será que a história do pequeno Buddy irá render alguma das cobiçadas estatuetas? O público descobrirá no próximo dia 27 de março, data em que está prevista para ocorrer a festa do cinema.

Serviço  
Belfast 
Estreia hoje (10) nos cinemas brasileiros
Dirigido pelo cineasta Kenneth Branagh e com sete indicações ao Oscar

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES