Inauguração do Ecomuseu Barra de Moitas acontece nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 30 de junho, teremos a inauguração do Ecomuseu Barra de Moitas em Amontada, Ceará. O espaço tem como proposta contar e valorizar a história da nossa comunidade”, destaca Liduina Ribeiro dos Santos, presidente da Associação dos Moradores de Barra de Moitas.

A cerimônia, marcada para às 16h, contará com a apresentação do Reisado do M. Afonso, como menciona o comunicado.

O acervo em exposição, dividido em três núcleos (Rio, Mar e Terra), reúne mais de 30 peças que retratam o cotidiano dos moradores da comunidade, como relata José Renaldo Pereira de Azevedo, artesão local: “Redes de pesca, rendas, utensílios feitos artesanalmente e até mesmo um arado utilizado pelos primeiros moradores na agricultura, além da proa e popa de um barco, estão entre os objetos que poderão ser apreciados pelos visitantes”.

Roberto Moreira Chaves, historiador e técnico de Conservação e Restauro, destaca o processo de criação do museu: “Contamos com a participação de líderes e moradores que foram ouvidos e envolvidos na concepção, expografia e montagem do equipamento cultural”.

“A ideia de se criar um museu surgiu em 2014, quando começamos a trabalhar em um projeto social ligado a uma empresa de energia eólica”, relembra Beth Araújo, produtora cultural. Ela acrescenta: “Após muitos esforços e tentativas de captar recursos, conseguimos aprovar no Mecenas, junto à Enel, uma verba destinada à parte formativa do museu”.

Maria Amélia Mamede, da empresa Via de Comunicação, que presta consultoria ao projeto, destaca a importância dos museus na preservação do patrimônio cultural: “Os gestores culturais devem ter um olhar mais carinhoso para a questão patrimonial, especialmente para os museus que focam na história e modos de viver. Eles desempenham um papel educativo significativo para o fortalecimento das identidades e empoderamento dos moradores”.

O Ecomuseu Barra de Moitas é uma realização da Associação dos Moradores do Distrito de Moitas – Amontada, com o apoio da Enel, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), como registra o comunicado.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES