Um restaurante holandês entrou para o Guinness World Records nesta semana com o título de hambúrguer mais caro do mundo. A iguaria, batizada de “Golden Boy”, custa nada menos que 5 mil euros (aproximadamente R$ 29.300) e é uma criação do chef Robbert Jan De Veen, do restaurante The Daltons.
O “Golden Boy” impressiona pela extravagância de seus ingredientes. O pão é feito com champanhe Dom Pérignon e coberto com folhas de ouro. No recheio, caviar, king crab (uma espécie de caranguejo gigante de grande valor) e um disco de hambúrguer de wagyu, a carne bovina mais cara do mundo. A criação deste hambúrguer foi um desafio que De Veen assumiu durante o período em que seu restaurante estava fechado devido à pandemia.

O sabor do “Golden Boy” é descrito como uma combinação de doce, azedo, salgado, amargo e umami. Segundo Robbert Jan De Veen, a inspiração para criar o hambúrguer veio de um post no Facebook sobre o então hambúrguer mais caro do mundo, notável pelo seu tamanho exagerado. Decidido a estabelecer um novo recorde, mas com um hambúrguer de tamanho padrão, De Veen começou a desenvolver a receita do zero.
“Houve alguns desafios, não vou mentir sobre isso. Mas o primeiro grande foi: como vamos ter certeza de que este hambúrguer terá um sabor incrível? Eu quer dizer, é fácil pegar alguns ingredientes muito caros e colocá-los em um hambúrguer. Mas para mim, era muito importante que o hambúrguer também tivesse um sabor incrível. colocar nele – e ainda assim garantir que os 5 sabores estejam em perfeita harmonia O segundo grande desafio foi encontrar os ingredientes. Por exemplo, alguns ingredientes que estão no hambúrguer normalmente não estão disponíveis na Holanda, mas eu tinha. grande ajuda dos meus fornecedores”, relatou o chef ao Guinness.
A recepção do público ao lançamento foi extremamente positiva. A primeira venda do hambúrguer foi destinada a uma boa causa: o chef doou o valor arrecadado para fornecer mil cestas básicas a famílias vulneráveis.