Aracati vai promover a primeira grande festa de São João da história do município. Entre os dias 24 de junho e 1º julho, com grandes nomes da música brasileira, a cidade vai usar a experiência com outras festas de grande porte, como Carnaval, Festival de Gastronomia, Réveillon e Paixão de Cristo da Quixaba, para promover o maior festival junino do Ceará no seu centro histórico, possibilitando aos visitantes aproveitar as praias durante o dia, e curtir o Arraiá durante a noite, incrementando ainda mais o seu calendário de eventos.

A festa inicia no dia 24, comandada pelo pernambucano Alceu Valença, que vai encher o Largo da Matriz com seus maracatus e composições que já são clássicos da MPB. Na noite da terça-feira (28), a dupla Maiara e Maraisa vai embalar a festa com o seu sertanejo romântico. A revelação do piseiro, João Gomes, será a principal atração do dia 29. No dia 30, Bruno & Marrone vão levar os seus clássicos do sertanejo para o palco. Já o cearense Fagner encerra a festa com chave de ouro, no dia primeiro de julho. Além disso, durante o dia, haverá em todos os distritos festivais comunitários apoiados pela Prefeitura.

O Arraiá no Centro do Aracati vai começar às 19h, com apresentações de ao menos duas quadrilhas, além de bandas locais. Para garantir a saúde e a segurança dos brincantes, o Largo da Matriz será cercado e terá dois acessos – início da avenida Dragão do Mar e ao lado da Igreja Matriz, na Avenida Abelardo Gurgel – onde serão exigidos comprovantes de vacinação contra covid-19.

O espaço contará com toda a estrutura de banheiros, ambulância e área de alimentação, com vendedores ambulantes, carrinhos de lanche e trailers cadastrados previamente. Não será permitida a comercialização ou o porte de bebidas em vasilhames de vidro.