No quarto dia da missão oficial na Europa, os governadores do Nordeste participaram, em Berlim, de evento empresarial organizado pela Associação das Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria (DIHK), entidade que congrega associações e grupos relacionados ao setor industrial alemão e responsável pela representação de 100 mil empresas privadas, juntamente com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK). O evento faz parte da articulação internacional do Consórcio Nordeste para atrair investidores e ampliar o fluxo de negócios na região
“Apresentamos as potencialidades da nossa região, assim como fizemos para empresários na França e na Itália. Seguimos firmes na busca por novas parcerias comerciais para estimular nossa economia, gerar mais empregos e melhorar a vida da população”, disse o governador Camilo Santana, que citou ainda os recentes investimentos em tecnologia que o Ceará e o Nordeste vêm realizando.
O diretor de Relações Econômicas da DIHK, Mark Heinzel, elogiou a formação do Consórcio como forma de atrair novos investidores para a região. “A elaboração desse consórcio oferece muitas vantagens, como a participação em licitações internacionais e a atração de investimentos estrangeiros. A condição mais importante para os alemães continuarem investindo no Brasil é a recuperação da confiança no país”, comentou.
Durante o evento, os empresários alemães também tiraram dúvidas com os gestores brasileiros sobre diversas questões, como a participação de empresas estrangeiras em licitações, entre outras. Nesta quinta-feira, os governadores de reúnem ainda com o embaixador do Brasil na Alemanha, Mário Vilalva.