O ator Gael Garcia Bernal está de volta ao cinema, desta vez protagonizando o personagem Guy em “Tempo”, mais novo filme do cineasta indiano M. Night Shyamalan, que tem estreia prevista para esta quinta-feira (29)

Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br

Vai ter clima de suspense invadindo as salas de cinema espalhadas por todo o País a partir desta quinta-feira (29). É quando estreia o longa Tempo, do diretor e roteirista indiano M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido, Fragmentado), uma adaptação livre da graphic novel francesa Sandcastle, escrita por Pierre Oscar Lévy e Frederik Peeters. O elenco conta com grandes nomes da Sétima Arte, como o ator Gael Garcia Bernal, que volta às telas de cinema como protagonista da película, que promete provocar arrepios.

A produção acompanha a história de um casal em conflito e à beira do divórcio, que viaja com os dois filhos e o cachorro para uma ilha tropical. “Quando chegam em uma praia deserta, algo estranho começa a acontecer: todos passam a envelhecer rapidamente. Anos inteiros passam em questão de minutos. Eles, então, precisam descobrir o que está acontecendo antes que suas vidas sejam encurtadas drasticamente”.

Segundo a sinopse, “um corpo que aparece na água é apenas o primeiro sinal de que algo está errado naquela praia paradisíaca. Quem tenta sair não consegue. E, terror dos terrores, todo o mundo envelhece rapidamente. A mudança é mais notável nos mais velhos e nas crianças”. Como costuma fazer em seus filmes, o próprio diretor M. Night Shyamalan entra em cena, dirigindo uma van que leva a família para um passeio pela praia deserta.

Além de Gael Garcia Bernal – que interpreta o auditor Guy e já protagonizou filmes dirigidos pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar (Má Educação) e pelo brasileiro Walter Salles (Diários de Motocicleta), Tempo conta também com a atuação da atriz Vicky Krieps (na pele de Prisca, curadora de museu e mulher de Guy) e de Nolan River (Trent) e Alexa Swinton (Maddox), filhos do casal. Além deles, os atores Rufus Sewell, Alex Wolff, Abbey Lee, Mikaya Fisher, Aaron Pierre, Ken Leung e Nikki Amuka-Bird.

Filmagens

Shyamalan diz que foi um “pesadelo logístico” filmar a obra e lembrou que a graphic novel francesa – publicada originalmente em 2011 – foi dada a ele por suas filhas no Dia dos Pais. “Sandcastle chegou na hora certa. Eu não sou contra adaptações, é só que, quando me oferecem algum livro ou algo assim, eu já tenho uma ideia própria sendo desenvolvida. Aqui, a obra tinha uma cadência veloz que me interessava e falava das coisas em que eu estava pensando. Então veio no tempo certo”.

Já o produtor Marc Bienstock contou que “trazer Tempo à vida foi um processo e tanto. Night escreveu um ótimo roteiro e começamos por suas locações específicas. Uma era uma mágica praia particular e a outra era um resort espetacular”, revelou ele. “É um lugar que você gostaria de estar, você quer tirar seus chinelos fora, tirar sua camisa e pular na água”, acrescentou o diretor de design do filme, Naaman Marshall, sobre as escolhas para a locação das gravações.

Serviço:
“Tempo”, novo filme de M. Night Shyamalan
Com Gael Garcia Bernal  e Vicky Krieps
Estreia nesta quinta-feira (29), nos cinemas