Diferente do que os ingleses estão acostumados a ver nos acontecimentos ligados à família real, o funeral do príncipe Philip, morto na última sexta-feira (9) aos 99 anos, será em uma cerimônia discreta e reduzida. O funeral, que vai ser transmitido pela televisão, acontecerá no próximo sábado (17), às 15h (11h no horário de Brasília), na capela de São Jorge, dentro da residência real onde o marido de Elizabeth II morreu.
O anúncio foi feito neste sábado (10) pelo Palácio de Buckingham, que confirmou ainda a presença do príncipe Harry, neto de Philip e Elizabeth II que abdicou dos seus deveres reais e hoje mora em Los Angeles com a esposa Megan (grávida do segundo filho do casal).
Segundo o comunicado, o funeral terá um número de convidados limitado a 30 pessoas e não terá acesso do público ou procissão em espaços abertos. Oito carregadores transportarão o caixão do Castelo de Windsor até a Capela de Saint George. Os membros da família real acompanharão a procissão atrás da rainha Elizabeth II. Sobre o caixão estarão o estandarte do duque, uma coroa de flores e seu chapéu naval, além de uma espada no topo. A procissão levará oito minutos.
A lista dos convidados que poderão participar da cerimônia será divulgada na próxima quinta-feira.