Fotógrafo Thomaz Farkas é homenageado pelo MIS-CE com a exposição “A Beleza Diante dos Olhos”13

Pioneiro no campo da fotografia moderna, Thomaz Farkas é homenageado pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) com a exposição “A Beleza Diante dos Olhos”. Com diferentes espaços, a mostra propõe um mergulho na trajetória do profissional, suas influências e sua importância para a fotografia brasileira

Em celebração ao centenário de Thomaz Farkas (1924-2011), um dos mais importantes fotógrafos brasileiros, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) apresenta a exposição “Thomaz Farkas – A Beleza Diante dos Olhos”. Com abertura marcada para o próximo dia (21), às 18h, na praça do MIS, a mostra, curada por Simonetta Persichetti e Rubens Fernandes Junior, convida o público a realizar um rico percurso pela vida e obra do fotógrafo, professor, produtor e diretor de cinema. A abertura da exposição contará ainda  com a exibição do documentário de curta-metragem “Improvável Encontro – Frente e Verso” (2016), dirigido por Lauro Escorel. Após a sessão, Lauro Escorel participa de uma conversa com o público. O evento contará ainda com a presença de João Farkas, filho de Thomaz e também fotógrafo.
Através do trabalho de expografia de André Scarlazzari e Dora Coelho, e design visual de Diego Ribeiro, a mostra, organizada em núcleos diversos do MIS, busca explorar um panorama abrangente sobre Farkas, destacando sua singularidade. “A exposição ocupa 3 andares do Museu. Reúne um conjunto de fotografias de diferentes fases de Farkas. Traz também diversas informações sobre sua atuação como diretor e produtor cinematográfico, bem como o empresário bem-sucedido. (…) Nos 3 andares do museu, uma síntese da vida e da obra de um dos mais importantes nomes da fotografia e do cinema brasileiro”, contam os curadores da mostra.

Espaços

Iniciando pelo segundo andar, o público encontrará uma seleção rica e diversificada de fotografias, organizadas em núcleos temáticos que exploram os principais ensaios realizados pelo artista em seu período mais criativo. Desde as experimentações modernistas e surrealistas até os registros da construção de Brasília e os estudos sobre a dança e o Nordeste. “Optamos por selecionar um pequeno conjunto de imagens de suas diferentes séries. Também trouxemos 10 retratos de Thomaz Farkas que mostram sua presença em diferentes cenários assinados por alguns dos mais importantes profissionais do país – German Lorca, Cristiano Mascaro, Luiz Carlos Felizardo, Bob Wolfenson, Claudio Edinger, Juan Esteves, Mestre Júlio (de Fortaleza), João Farkas (seu filho) e Marcio Scavone. A mostra, com mais de 60 fotografias, traz uma visão ampla de sua produção fotográfica”, revelam Simonetta e Rubens.

Já na biblioteca do MIS, os visitantes da exposição terão acesso à coleção de livros que pertenciam a Farkas e sua esposa Marly Mariano. Repletas de dedicatórias de amigos e anotações de Farkas, as publicações são um convite ao universo íntimo do casal. Além das obras, que em sua maioria abordam temas como cinema, literatura e fotografia, alguns objetos pessoais dos dois também estarão expostos no espaço. “Em geral, a exposição conta com mais de 200 peças. Reunidas, elas atravessam um período de mais de 60 anos da vida de Thomaz Farkas”, pontuam os curadores.

As criações de Farkas ganham vida de forma radicalmente nova na sala imersiva. A partir de  registros visuais e sonoros do acervo do fotógrafo, uma experiência multissensorial é promovida no ambiente. A instalação vídeo-sonora, com concepção, direção e dramaturgia de Wellington Gadelha, convida o espectador a uma jornada que desafia a percepção e transcende o tempo. Desenvolvida em colaboração com Eric Barbosa, Matheus Rocha, Fabienne Maia, Diego Ricca, Rafa Diniz, FluxoMarginal e João Barreto, artistas de Fortaleza e do Crato, a obra utiliza recursos de arte-tecnologia, interatividade e design sonoro para criar uma atmosfera envolvente e única.

“Nos 3 andares, há um conjunto de informações a respeito dele que buscam dar conta da complexidade cultural, política, artística e estética do cidadão Thomaz Farkas. Fotografias, cartazes de cinema, propaganda da Loja Fotóptica, câmeras de fotografia e de cinema, publicações, pequenos textos espalhados pelas escadas do museu, vitrines diversas, livros e dedicatórias, filmes, sonoridades e fragmentos visuais na sala imersiva, tudo isso para criar uma atmosfera temporal e territorial capaz de dar conta das diferentes facetas do nosso homenageado”

SERVIÇO

Thomaz Farkas – A beleza diante dos olhos
Abertura da exposição 21 de setembro, às 18h
Praça do MIS 
Museu da Imagem e do Som do Ceará (Av. Barão de Studart, 410, Meireles, Fortaleza-CE)
Gratuito
Programação e mais infos: @mis_ceara

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES