Fotógrafo Bob Wolfenson ministra workshop “Retratos” no Museu da Fotografia Fortaleza

O fotógrafo paulistano Bob Wolfenson desembarca em Fortaleza para o workshop Retratos, no Museu da Fotografia Fortaleza, neste sábado. Em entrevista ao Tapis Rouge, ele detalha como será a formação e comenta os feitos da carreira exitosa 

Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br

Com uma extensa bagagem, típica de quem começou no ofício logo cedo, o fotógrafo Bob Wolfenson já teve suas fotos publicadas nos principais veículos editoriais no País, além de colecionar exposições em equipamentos no Brasil e no Exterior, sem contar os vários livros publicados. Diante de tais conquistas, que o colocam, inclusive, como um dos principais retratistas da contemporaneidade, ele decidiu criar um curso para repassar conhecimentos e vivências a outros fotógrafos ou a quem se interessa por seus trabalhos ou pela fotografia de forma geral.

Fortaleza recebe o workshop Retratos, neste sábado (19), a partir das 11 horas, e o local não poderia ser outro, senão o auditório do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), situado na Varjota. “Fortaleza é o ponto inicial, pois é onde tem o Museu da Fotografia,  dirigido pelo Silvio Frota, que abriga a maior coleção de retratos meus e por ser um lugar que adoro, onde fiz uma linda exposição”, detalha Bob Wolfenson em entrevista exclusiva. A mostra a que ele se refere ocupou o segundo andar do equipamento, entre outubro de 2019 e agosto de 2022. Parte das 150 fotos expostas na exposição homônima ao workshop pertencem à Coleção Paula e Silvio Frota, do acervo do museu.

A atividade tem o investimento de R$ 350, restrita a um número limitado de alunos, e inclui um exemplar de O Livro Falado, lançado em 2022. A obra faz uma viagem por toda a carreira e obras do artista, com comentários acerca de cada pedaço de sua história. Interessados podem reservar pelo telefone (11) 99457.7515.

A ideia de repassar seu olhar veio a partir da procura de algumas pessoas por cursos e palestras. “Achei que nesta altura da vida seria legal e fiz alguns [workshops]. Em certo momento, resolvi eu mesmo determinar o formato e produzir isto com a minha equipe em São Paulo. E tem sido muito auspicioso. Agora, resolvemos ousar, porque este workshop é uma performance com projeção de meus trabalhos e interação com a audiência. Então, como fazem os músicos e as cias de teatro, vamos fazer um tour pelo País”, anuncia. O convidado antecipa à reportagem que está em negociações para levar o momento para o Rio de Janeiro e São Paulo novamente.

Bob iniciou a incursão pelo universo da fotografia aos 16 anos, no estúdio da Editora Abril, tendo a oportunidade de trabalhar com o fotógrafo cearense Chico Albuquerque, considerado um pioneiro na publicidade brasileira. Com o passar dos anos, tornou-se referência em retrato, fotografia de moda e nus. Atualmente, é criador e editor da revista de arte e moda S/N.

Apesar das muitas conquistas, ele pontua que nem nos sonhos “mais delirantes” poderia imaginar chegar tão longe, não no sentido de sucesso, mas, sim, no fato de ter encontrado seu lugar no mundo através das lentes de uma câmera. “Se tornou algo muito visceral para mim. É através dela que fui por aí e encontrei lugares e pessoas que jamais pensei que pudesse. É através dela que me expresso, mesmo quando é um trabalho profissional. Adoro uma frase do grande fotógrafo norte-americano Garry Winogrand: ‘Fotografo para ver o mundo e as coisas fotografadas’. Me representa!”, completa.

Mais

Confira entrevista completa nas Páginas Vermelhas desta segunda (21), no O Otimista

Serviço

Workshop Retratos – com Bob Wolfenson
Neste sábado (19), das 11h às 15h
No Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545 – Varjota)
Reservas e inscrições: (11) 99457.7515
Valor:  R$ 350,00 (parcelado em até 3X)

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES