Fotógrafo André Liohn realiza workshop no Museu da Fotografia

André Liohn, um dos maiores fotógrafos de conflitos armados do mundo, vai ministrar um workshop de imersão fotográfica neste domingo (17), no Museu da Fotografia Fortaleza (MFF). Ele tem obras expostas na mostra “Na Linha de Frente” e, durante o encontro, além de analisar os trabalhos trazidos pelos participantes, realizará uma reflexão livre de preconceitos, além do estímulo a pensarem sobre suas metas, o que pretendem atingir com a fotografia e como concretizar esse objetivo mesmo com as inseguranças, o cansaço do trabalho de campo e o medo de errar. Será um dia repleto de conhecimento, dicas e trocas.

O eixo básico do encontro é focado na importância do desenvolvimento de uma linguagem única e pessoal, refletir a fotografia, questionar conceitos ortodoxos do ato de fotografar e se auto desafiar. De acordo com André Liohn, “seja qual for o contexto da pauta, as experiências pessoais criam histórias reais de vida e influenciam o resultado do trabalho, e isso será sempre objeto de discussão.”

Em abril de 2016, André Liohn lançou, ao lado do jornalista Diogo Schelp, o livro Correspondente de Guerra: Os Perigos da Profissão que se Tornou Alvo de Terroristas e Exércitos. O obra traz um caderno de fotos de André Liohn e aborda como os conflitos atuais são perigosos aos jornalistas. A cobertura da rebelião da Primavera Árabe rendeu ao fotógrafo o Robert Capa Gold Medal, um dos mais prestigiados prêmios de fotografia do mundo. O resultado foi alcançado através de um acervo de 12 fotos tiradas em Misrata, que ficou dois meses sitiada por tropas do ditador Muammar Kadhafi, entre março e abril de 2011.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES