Fortaleza, Jeri e Sobral recebem Festival Acordes do Amanhã, com 30 apresentações gratuitas

Com programação musical gratuita, Fortaleza, Jericoacoara e Sobral recebem, nesta sexta-feira (23), Festival Acordes do Amanhã. Agenda traz shows de artistas locais em equipamentos públicos como praças e terminais de ônibus

Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br

Se numa rua cabem carros, transeuntes e muito barulho, porque não abrir caminho para a arte? Uma vez ao ano, é isso que faz o Festival Acordes do Amanhã, propondo a democratização do acesso à música de qualidade, de forma inteiramente gratuita. Com o tema “Todos os sons”, a sexta edição do evento ocorre amanhã (23), ocupando espaços públicos de Fortaleza e também animando Jijoca de Jericoacoara e Sobral.

Com cerca de 12 horas de duração e aproximadamente 30 apresentações artísticas ocorrendo simultaneamente, a agenda estará presente em diversos espaços públicos, tais como praças, parques, terminais de ônibus, linhas de metrô e de ônibus, escolas e hospitais, criando verdadeiros espetáculos a céu aberto.

A premissa deste ano, segundo Ingrid Ferreira, diretora do evento – realizado pela Quitanda Soluções Criativas -, é unir diferentes ritmos e melodias para atender todos os públicos. “O festival escolhe a rua como sua casa para chegar mais próximo do público, permitindo assim que, em um trajeto habitual para o trabalho, no ônibus ou metrô, as pessoas tenham o dia transformado pela música”, destaca. “A presença do festival nos hospitais e abrigos, que acontece desde a primeira edição, é muito gratificante pois auxilia no tratamento das pessoas internadas”, acrescenta Ingrid.

Programação

Em Fortaleza, o festival estará com apresentações, das 8h às 17h, no Terminal de ônibus Antônio Bezerra. Entre as atrações está Lia Maia. Já na Praça do Ferreira, a programação será das 9h às 17h. Dentre os shows ao ar livre, está o do multiartista Orlângelo e Nega Lu. As apresentações acontecerão também no Espigão da Praia de Iracema, das 17h às 19h. O público vai conferir, entre as apresentações, o grupo Torrado de Rabeca e a banda Renegados.

Das 18h30 às 22h, no Anfiteatro do Dragão do Mar, terá apresentações de mais artistas cearenses, como Levi e Daniel Peixoto, que estará lançando o 3º álbum solo da carreira, intitulado Tropiqueer. “Será a primeira vez que vou tocar essas músicas e estou num misto de expectativa e ansiedade, mas num bom sentido”, evidencia Daniel. Ele celebra também a iniciativa de promover atrações culturais em outros eixos de Fortaleza: “Essa coisa da apresentação na rua é incrível, porque qualquer chão é palco para um artista. Isso enriquece e democratiza a arte”.

Outros espaços de Fortaleza também receberão intervenções artísticas. São eles: Instituto do Câncer do Ceará (ICC); Hospital da Mulher de Fortaleza; Lar Três Irmãs; Metrô (Estação José de Alencar), Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Santa Luzia, Escola Municipal Antônio Sales, Linha de ônibus (Antônio Bezerra – Papicu), Associação de Cegos do Estado do Ceará, Calçada do Theatro José de Alencar (TJA) e Mercado São Sebastião.

Já em Jijoca de Jericoacoara, seguindo com a valorização dos artistas tipicamente da terra, o festival vai contar com o show da Orquestra Jeri, às 14h30, na Escola Nossa Senhora da Consolação, parceira do programa Escolas Criativas. Simultaneamente, o festival realizará em Sobral, pela manhã, com a apresentação às 8h, do Trio de Cordas Friccionadas, no Abrigo Coração de Jesus. A programação segue à tarde, às 14h, na Escola Profa. Maria José Santos Ferreira Gomes, com a Banda Rádio Móvel e às 17h, na Praça São João, com o Grupo Ôh Batuque.

Serviço

Festival Acordes do Amanhã 
Amanhã (23), em Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara e Sobral.
Site: www.festivalacordesdoamanha.com.br
Redes sociais (Instagram e Facebook): @acordesdoamanha

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES