Fluxo de turistas estrangeiros no Ceará tem alta de 70,4% em 2019

O Ceará é o estado do Brasil que teve a maior alta no fluxo de turistas estrangeiros em voos diretos. Segundo aferição da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, houve um crescimento de 70,4% no acumulado entre janeiro e agosto se comparado com o mesmo período de 2018.

De acordo com a Secretaria do Turismo do Estado (Setur Ceará), a movimentação destes passageiros no aeroporto de Fortaleza cresceu mais que no Distrito Federal (alta de 41%) e na Bahia (alta de 5,2%). Para o titular da Setur, Arialdo Pinho, “o crescimento elevado já era esperado porque nós tínhamos um número inicial de conexões internacionais ainda muito baixo”.

Arialdo Pinho 2
Arialdo Pinho: “voos precisam ter entre 12% e 20% de turistas brasileiros”.

Os três primeiros meses do ano foram os que tiveram maior crescimento: 145,1% em janeiro, 132,5% em fevereiro e 128,5% em março, totalizando 149 mil embarques e desembarques internacionais no primeiro trimestre. Até agosto, foram contabilizados 375.976 passageiros internacionais passando pelo Estado.

O Aeroporto de Fortaleza teve no mesmo período o quinto maior fluxo de passageiros em voos internacionais, com 2,34% da demanda do Brasil, de acordo a Anac. Guarulhos (SP), lidera com 61,1%; seguido por Galeão (RJ) com 18,16%; Campinas (SP), com 3,73% e Brasília, com 2,73%.

Para Arialdo, os próximos 18 meses devem ser de consolidação dos novos voos captados, como por exemplo, o da Air Europa, que inicia em dezembro. O secretário alerta apenas para para a alta do câmbio, que pode afetar o fluxo de brasileiros nos voos internacionais nos próximos meses: “nós somos um estado que recebe muitos turistas, mas não enviamos tanto. Precisamos garantir entre 12% e 20% da ocupação com passageiros daqui, por isso a alta do dólar é preocupante”, analisa.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES