A fisioterapia chega como aliada nesse período de isolamento social provocado pela Covid-19. Vídeos nas plataformas digitais facilitam a prática de exercícios dentro do lar
Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br
Além de contribuir com a manutenção da qualidade dos movimentos, a preservação da autonomia e a diminuição de dores articulares, a fisioterapia também coopera para deixar a mente mais saudável, quando ajuda a combater a ansiedade, garantindo uma melhor qualidade de vida e promovendo a saúde durante a pandemia.
“Nesse momento de isolamento, o fator emocional cobra muito. São vários os relatos de pessoas com crise de ansiedade e a fisioterapia pode ajudar com exercícios leves, alongamento e exercícios de respiração. No pilates trabalhamos muito a respiração, a concentração e o controle do movimento. E muitos relatam que, após as aulas, conseguirem dormir melhor. Diminui ansiedade e melhora a qualidade do sono. Vem tudo num combo”, explica a fisioterapeuta Erica Lobo, que dás aulas online (@erica_lobo).
Segundo ela, em casa é possível praticar vários tipos de exercícios, como alongamentos, exercícios para melhorar a mobilidade articular e que usam o peso do próprio corpo. “Com criatividade, a gente usa o que tem disponível em casa para também fazer exercícios com carga extra. Pode usar desde cabo de vassoura, embalagem de alimentos ou frascos de material de limpeza”.
Para uma pessoa que está com dor na lombar, a profissional indica o aprendizado de uma sequência de alongamentos, seguido de exercícios que ajudem na mobilidade da coluna e alguns abdominais para fortalecer os músculos (abdômen), “que tem um papel super importante contra as dores na coluna lombar”, diz.
Érica avalia que os fisioterapeutas estão exercendo um papel muito importante durante esse período de pandemia. “A começar pelo fato de que muitos estão na linha de frente, nos hospitais e nas UTI´s, ajudando a salvar vidas. O responsável pelo manejo do respirador é o fisioterapeuta e pouca gente sabe disso. No hospital além de cuidarem da parte respiratória, eles também cuidam da parte motora, já que o paciente fica muito tempo acamado”.
Combate ao desconforto
Com o objetivo de atender a maioria de seus alunos de pilates – idosos e doentes crônicos -, a fisioterapeuta Mirian Mota realizou alguns vídeos para que eles continuassem suas rotinas de atividade física durante a quarentena. Postados na internet, através do Instagram (@mirianmotastudiopilates), eles estão disponíveis para qualquer pessoa que tenha interesse em praticar alguns exercícios direcionados ao corpo e à mente, através dos princípios do método pilates.
“Tivemos o cuidado de fazer os vídeos com a descrição dos comandos verbais e algumas variações que atendessem o público jovem, que pode fazer um exercício de uma forma mais avançada, assim como aquele idoso ou aluno iniciante que precisa de uma forma mais fácil do mesmo exercício”, explica ela.
MAIS
Vídeos no Instagram com exercícios e alongamentos e outras dicas:
@miriammotastudiopilates
@clinicaserfisio
@primelife_ipeusebio
@primelife_ipguararapes
@institutopilates_aguafria
@erica_lobo






















