Filme “Downton Abbey: O Grande Final” encerra saga premiada que retrata a aristocracia britânica e conquistou fãs na TV e no cinema

Downton Abbey, uma das sagas mais premiadas e amadas da TV, chega ao fim com a estreia de “Downton Abbey: O Grande Final” nos cinemas. Longa, que entra em cartaz nesta quinta-feira, 11, promete um desfecho grandioso e glorioso, repleto do drama, da elegância e do charme que marcaram a trajetória da produção

Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br

A luxuosa família Crawley e sua dedicada equipe de funcionários se preparam para um último e emocionante adeus nas telonas. “Downton Abbey: O Grande Final”, terceiro e derradeiro derivado da aclamada série britânica, chega aos cinemas nacionais nesta quinta-feira (11). A estreia acontece de forma antecipada em solo nacional, permitindo aos fãs brasileiros conferirem o capítulo final da saga um dia antes do lançamento nos Estados Unidos. Com direção de Simon Curtis, que também comandou o filme anterior da franquia “Downton Abbey II: Uma Nova Era”, o longa traz no elenco nomes de peso, como Michelle Dockery, Hugh Bonneville, Elizabeth McGovern, Paul Giamatti, Imelda Staunton, Dominic West, Joanne Froggatt, Penelone Wilton, Brendan Coyle e Jim Carter.

Nova jornada

“Downton Abbey” retorna aos cinemas trazendo novos desafios para a aristocracia britânica e seus empregados na transição para os anos 1930. A nova sequência, escrita por Julian Fellowes, criador e roteirista da série, acompanha Lady Mary (Michelle Dockery) em meio ao julgamento e falatório da alta sociedade londrina após o divórcio. A personagem, com o restante da família Crawley, também enfrenta dificuldades financeiras que ameaçam a posição social que ocupam desde o nascimento. Além disso, no enredo, tradição e modernidade entram em choque quando Mary assume o controle de Downton, ao mesmo tempo em que lida com relacionamentos e a pressão de preparar a nova geração de herdeiros.

Uma história de sucesso
Com cinco anos de duração e seis temporadas, exibidas entre 2010 e 2015, a série “Downton Abbey” se consolidou como um fenômeno global, arrebatando milhões de fãs com sua trama envolvente, personagens complexos, riqueza de detalhes históricos e a recriação minuciosa da aristocracia britânica do início do século 20. Ao longo de 52 episódios, a produção conquistou mais de 20 prêmios, incluindo Emmys e Globos de Ouro. Esse sucesso, tanto de crítica como de público, levou à expansão da saga para os cinemas, com os longas “Downton Abbey – O Filme” (2019) e “Downton Abbey II: Uma Nova Era” (2022), que, juntos, arrecadaram mais de US$ 285 milhões em bilheteria mundial. No Brasil, ambos foram lançados com recepção positiva por parte de admiradores e da crítica especializada.

Adeus a Maggie Smith
Um dos personagens mais icônicos de série, Violet Crawley, eternizada pela lendária atriz britânica Maggie Smith, ganhará uma homenagem especial no terceiro filme da saga. Smith faleceu em setembro de 2024, aos 89 anos, mas já havia se despedido da trama no segundo longa, com o falecimento de sua personagem. Agora, segundo o produtor Gareth Neame, “Downton Abbey 3” prestará uma “homenagem significativa” à artista, cuja atuação marcou todos os episódios da série e os dois filmes anteriores. “O fato de que a própria Maggie já faleceu desde aquela época, eu acho, deu uma pungência real adicionada a uma história que teríamos planejado de qualquer maneira. A perda da viúva agora parece muito mais significativa, porque vemos os atores interpretando personagens em luto pela matriarca da família, mas também em luto pela matriarca da série”, destacou Neame em entrevista ao TVLine.

mais

Assista ao trailer:

serviço

“Downton Abbey: O Grande Final”

Estreia nesta quinta-feira, 11, nos cinemas

Drama/Romance

Classificação 12 anos

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES