Festival Mel, Chorinho & Cachaça retoma edições presenciais e traz shows de Sandra de Sá e Demônios da Garoa

Após dois anos, Festival Mel, Chorinho & Cachaça retorna ao calendário de Viçosa do Ceará neste feriadão, reunindo gastronomia e música com 17 atrações, incluindo Demônios da Garoa, Sandra de Sá e Waldonys. Acesso é gratuito

Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br

Paisagens exuberantes, um clima com temperatura amena e elementos típicos da cultura cearense abraçam o Festival Mel, Chorinho & Cachaça, que começa hoje (16) e vai até sábado (18), movimentando a cidade de Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, além de coincidir com o feriado de Corpus Christi. Com população estimada em 61 mil habitantes, a cidade entra no foco das rotas turísticas quando vai chegando a data do evento, que deve reunir cerca de 10 mil visitantes em cada dia de festa. Para este ano, no qual a festa chega à 10ª edição, serão 17 atrações musicais, sendo a maioria do próprio Estado, como forma de fortalecer a cultura local. O acesso é gratuito.

“É a maior [edição] que já tivemos, com maior estrutura, programação mais extensa e larga distribuição pela Cidade. É uma expectativa grande não só para nós, mas para toda a população. Já está sendo registrada alta ocupação hoteleira em Ubajara, distante cerca de 60 km daqui, tudo efeito do festival”, comenta Fernando Elpídio, diretor do projeto.

A estrutura mais robusta vem também para dar vazão aos dois anos em que a agenda precisou ser suspensa em virtude do cenário pandêmico. Agora, os esforços têm se concentrado justamente em atender a toda essa procura ampliada. “Saímos de 12 expositores na primeira edição para 72 neste ano”, compara Elpídio. É a partir dos expositores que o público poderá experimentar os mais variados produtos que levam o mel e a cachaça no centro dos preparos, além de auxiliar os pequenos e médios produtores na expansão dos negócios.

Chorinho toda hora
As atrações musicais se dividirão em três palcos montados em diferentes pontos de Viçosa, onde se apresentam nomes locais e nacionais. Nos três dias, ocorrerão shows às 9h, 13h, 17h, 20h, 22h e 0h. Entre os nomes anunciados para subir ao palco estão Waldonys, Carlinhos Patriolino, Choro das Três, Orquestra de Croatá e Roberta Fiuza e Regional Cordas.

Encerrando o evento, no sábado, às 22 horas, se apresentam Sandra de Sá e Demônios da Garoa, reunidos em um show inédito, que será conferido pela primeira vez no Ceará. “Encerrar a programação do festival com Sandra de Sá e Demônios da Garoa é uma oportunidade única de aproveitar dois gigantes da música brasileira. São duas atrações com carreiras consolidadas e que, certamente, trarão um show inesquecível”, projeta o diretor.

Explorar os sentidos
Com o tema “Um festival para todos os sentidos”, o evento quer promover experiências sensoriais junto ao público. “Eles vão sentir na pele o frio e as temperaturas mais baixas, ouvir muito chorinho nos três dias, ver belíssimas paisagens, ativar o olfato com o cheiro das flores que também são expostas aqui, além do paladar, por meio da cachaça e do mel”, explica.

Como a quadra chuvosa por lá foi satisfatória, o verde ainda impera nas paisagens, podendo ser uma boa pedida às trilhas e banhos nas cachoeiras. Outras programações paralelas ao Festival são as visitas aos monumentos históricos da região, como o Memorial do Padre Antônio Vieira e tour gastronômico com a Casa dos Licores de Viçosa.

Serviço:
10º Festival Nacional Mel, Chorinho & Cachaça
Dias 16, 17 e 18 de 
junho de 2022
Em Viçosa do Ceará – 
Serra da Ibiapaba
Acesso gratuito
Mais: @melchorinhoecachaca

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES