Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará retorna neste fim de semana, com programação em Fortaleza e Sobral. Agenda explora shows musicais, teatro de bonecos, espetáculo para bebês, oficina e feiras
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
A 12ª edição do TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará está de volta e pode ser uma boa pedida para animar o início do período de férias da criançada. Nos dias 1º e 2 de julho, nas cidades de Fortaleza e Sobral, o evento oferecerá uma lista de atrações com as mais diversas temáticas, todas com acesso gratuito.
Na capital cearense, a programação ocorrerá no Cuca Pici, no Teatro B. de Paiva, no Teatro Dragão do Mar e na Arena Dragão do Mar, sendo estes dois últimos situados no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), onde estão previstos espetáculos, apresentação do DJ Miau, Feira de Trocas e Doação de Livros e Brinquedos e Oficina de Confecção de Bonecos com Material Reciclável. Para assistir às atividades do Teatro B. de Paiva e do Teatro Dragão do Mar, a retirada antecipada de ingressos gratuitos será feita amanhã (30), a partir das 15h, no site www.sympla.com.br. Poderão ser retirados até dois ingressos por CPF.
Destaques
O sábado do CDMAC terá entre as atrações o grupo de teatro Blitz com Bia e Luca Contra o Dr. Desperdício; a Cia Prisma com a nova montagem João Preguiça; e a cantora Lorena Nunes fazendo um show que mescla ritmos africanos, afro-brasileiros e nordestinos. “Se você pensar na vastidão que é o continente africano, ele é multicolorido e tem essa mistura por natureza. Quando vamos falar de ritmos afro-brasileiros, eles estão muito presentes, assim como alguns ritmos característicos do Nordeste. Pegando a ladainha, por exemplo, facilmente se consegue associar aos ritmos marroquinos”, detalha a artista.

Lorena destaca que é de suma importância promover esse resgate cultural ancestral, sobretudo para o público infantil. “Precisamos olhar para trás para se encontrar melhor no presente e também construir um futuro melhor. A ideia é que as crianças e os pais delas possam estar em contato com essa cultura, ampliando os espaços da nossa narrativa preta”, evidencia.
No domingo, a partir das 17h30, tem O Pequeno Herói Preto, de Júnior Dantas (RJ), no Teatro Dragão do Mar. E, encerrando a edição, a Cia. Mevitevendo (SP) leva ao palco da Arena Dragão do Mar o espetáculo Theatro Misterioso, de teatro de bonecos e máscaras.
Em Sobral
No caso da cidade do Norte cearense, além de dar o start nas férias, as atividades ocorrem em celebração aos 250 anos do município. Com início às 18h30, o Boulevard do Arco de Sobral receberá o DJ Miau, Theatro Misterioso, da Cia. Mevitevendo, e banda Dona Zefinha (CE) apresentando o show O circo Sem Teto da Lona Furada dos Bufões. O público também contará com uma Feira de Trocas e Doação de Livros e Brinquedos e Oficina de Confecção de Bonecos com Material Reciclável.
Balanço
A 12ª edição do TIC começou em maio e já passou por outras cidades do Interior cearense: Maracanaú, Maranguape, Russas, Quixeramobim e Itapipoca, além de já ter feito praça em Sobral. Foram mais de 40 apresentações e um público estimado em 18 mil pessoas, sendo para 80% deste quantitativo o primeiro contato com o teatro, conforme estabelece Emídio Sanderson, diretor do festival. Um ponto que chamou atenção neste ano, segundo ele, foi a presença de pessoas com deficiência auditiva. As sessões tiveram intérpretes de libras e audiodescrição para cegos. “Os realizadores de projetos culturais precisam ter mais atenção com esse tipo de público, para que as artes e a cultura sejam cada vez mais universalizadas”, ressalta.
A missão do TIC, conforme Sanderson, é democratizar o acesso à arte, sobretudo em regiões interioranas. “Das cidades que estivemos, somente três possuem teatro. Chegamos em comunidades que jamais imaginavam assistir aos nossos espetáculos, porque elas só conseguem acessar a oferta da cultura de massa”. “Entendemos a cultura como um direito fundamental ao cidadão e deve ser uma prioridade absoluta para as crianças, ao lado da educação e da saúde. Por isso, o festival sempre foi gratuito e continuará sendo”, completa o diretor.
Serviço
TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará
Em Fortaleza e em Sobral
Acesso gratuito
Mais informações: www.festivaltic.com.br