O Festival de Humor Cearense acontece de 27 a 30 de janeiro, em edição inteiramente digital. As apresentações serão transmitidas no YouTube do Sesc Ceará e foram gravadas previamente direto do Teatro Chico Anysio.
Assim como nas edições anteriores, o FHC promoverá shows de artistas já consagrados nacionalmente, a exemplo de Dona Irene e Keké Dentão (27), Manguaça (28), Superedson e Juanito, com o espetáculo “Elas Cansam Roberto” (29), e Alex Nogueira (30).
E com o objetivo de dar visibilidade para as novas gerações de humoristas, o Festival também promoverá a Mostra Competitiva, em que três artistas subirão ao palco do Teatro para mostrar seus talentos. O melhor de cada noite fará uma apresentação no último dia do evento, quando acontecerá a grande final.
Uma das novidades este ano será o webdoc “Ceará de Bom Humor”, gravado no formato 360º, diretamente do Museu do Humor Cearense, anexo ao Teatro Chico Anysio. Serão quatro episódios, com a participação de Zebrinha, Motoka, Leide Daiana e Alex Nogueira.
O público poderá conferir, por exemplo, a história de Paula Nei, considerado o primeiro humorista brasileiro, até causos e curiosidades de artistas contemporâneos, tudo contado através de um rico acervo de peças que pertenceram aos artistas do riso, como o jaleco do Professor Raimundo e o Troféu Imprensa de Chico Anysio, além de figurinos e objetos de nomes como Adamastor Pitaco e Alex Nogueira.
O webdoc, que estará disponível no Youtube do Sesc Ceará, mostrará ainda um pouquinho da Praça do Ferreira, representada no Museu do Humor Cearense pelos seus mais fortes símbolos e histórias. No local, há ainda salas em homenagem ao filme Cine Hollíúdy, ao humorista Quintino Cunha, além de um ambiente exclusivo com livros de humor, a Biblioteca Prof. Raimundo, dentre outros espaços que serão apresentados para os espectadores.
O FHC aconteceu pela primeira vez no ano de 2004. De lá para cá, já foram realizados mais de 200 shows, reunindo artistas de todo o Brasil. Idealizado pelo escritor Giovani de Oliveira, o evento é uma realização do Sesc Ceará, com produção do Museu do Humor Cearense, que tem à frente o humorista Jader Soares, o Zebrinha, que também será apresentador do Festival.
Serviço
Festival de Humor Cearense (FHC)
Dias: 27 a 30 de janeiro
Horário: 19h
Transmissão: Youtube do Sesc Ceará
Informações: 85 999 91 0460
Programação
Dia 27 – (Quarta)
19h – Dona Irene e Keké Dentão
(Mais 3 humoristas na Mostra Competitiva)
Dia 28 – (Quinta)
19h – Manguaça
(Mais 3 humoristas na Mostra Competitiva)
Dia 29 (Sexta)
19h – “Elas Cansam Roberto” – Superedson e Juanito
(Mais 3 humoristas na Mostra Competitiva)
Dia 30 – (Sábado)
19h – Alex Nogueira
(Mais 3 humoristas na Mostra Competitiva)