Festival de Cannes promete enfoque político com presença de Gaza, Ucrânia e Brasil

O tapete vermelho se estende novamente para a 77ª edição do Festival de Cannes, a mais prestigiada mostra de cinema do mundo, a partir desta terça-feira (14). O evento promete não apenas um escapismo através da sétima arte, mas uma reflexão sobre as turbulências do mundo contemporâneo.

Com um histórico marcado por debates políticos e sociais, Cannes não ficará alheia às questões urgentes, desde conflitos internacionais até problemas ambientais e polarização política. A própria seleção oficial de filmes já indica que o evento terá uma forte carga de politização.

Entre os 22 filmes competindo pela cobiçada Palma de Ouro, destaca-se “The Apprentice”, de Ali Abbasi, que revisita a trajetória do ex-presidente americano Donald Trump como empresário. Outro destaque é o filme “Limonov: The Ballad of Eddie”, do cineasta russo Kirill Serebrennikov, que promete provocar ao narrar a história do poeta e dissidente soviético Eduard Limonov.

Além disso, presenças como a do cineasta ucraniano Sergei Loznitsa com “The Invasion”, que aborda a Guerra da Ucrânia, e o filme “La Belle de Gaza”, que retrata a jornada de transexuais palestinas, confirmam o caráter político do festival. O Brasil marca presença com obras que abordam temas urgentes, como “A Queda do Céu”, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, que denuncia o impacto do agronegócio predatório na vida dos yanomamis.

Ceará em Cannes

O cearense Karim Aïnouz compete com o longa-metragem “Motel Destino”, filmado inteiramente no Ceará. Com o thriller erótico, que tem Iago Xavier, Nataly Rocha e Fabio Assunção no elenco, esta é a sexta passagem do diretor pelo evento, um recorde no cinema nacional.

O longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e revolta são, não raramente, a saída possível. “Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. ‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, resume Karim.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES