A nova edição do Festival Brasil Sabor começa nesta quinta-feira (12), em 900 estabelecimentos brasileiros. Destes, 30 estão no Ceará e podem ser uma boa pedida para quem gosta de apreciar experiências gastronômicas 

Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br

Se os saberes populares, registros e memórias ajudam a contar a história de um povo, a culinária também pode dar inúmeras demonstrações das tradições dos lugares. É com esta premissa, exaltando as particulares da gastronomia nacional, que começa, nesta semana, a 16ª edição do Festival Brasil Sabor. Em formato híbrido, o evento promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) começa nesta quinta-feira (12) e vai até 29 de maio, reunindo vários estabelecimentos. Com o tema “Maior do Mundo, Original do Brasil”, a provocação aos chefs desta edição foi criar receitas utilizando técnicas de preparo e ingredientes locais.

Cerca de 900 estabelecimentos em 21 estados e no Distrito Federal participam desta edição e os clientes poderão saborear as criações no próprio estabelecimento ou via delivery. No Ceará, segundo Taiene Righetto, presidente da Abrasel do estado, participam 30 bares e restaurantes de cinco municípios (Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Viçosa e Tianguá). “O Brasil é imenso e muito rico na variedade de temperos, sabores, receitas e culturas. O Festival busca valorizar essa pluralidade e a qualidade da nossa culinária, para que todos tenham orgulho de fazer parte desta riqueza”, celebra. Ao longo dos 16 anos de história do festival, participaram mais de 10 mil restaurantes em aproximadamente 1.300 municípios, totalizando mais de 1,5 milhão de pratos servidos.

Entre as casas cearenses participantes estão Bulls Beer House, Cabaña del Primo – Unidade Jardins, Café Ilha, Cervejaria Turatti, Culinária da Van, Floresta, Geppos Italiano, Giulietta Viçosa do Ceará, Giz Cozinha Boêmia, Hoots Gastropub, Raiz Cozinha Brasileira, Restaurante Arupemba, Tempero do Mar e Terra do Sol. “No site oficial é possível conferir todos os estados e cidades que participam, com o detalhamento de todas as casas inscritas”, indica Righetto. “No Ceará, estimamos que as casas participantes devem ter um incremento de até 300 mil pessoas no período do festival”, projeta.

Para o líder de eventos da Abrasel, Fred Torres, o público é o grande beneficiado com o festival. “É uma ótima oportunidade de reunir os amigos e familiares, principalmente depois de tanto tempo com restaurantes fechados e de pouco convívio social”, defende. “No Ceará, especificamente, incluímos uma ação que será muito importante para o resultado final do festival, que é a realização de um workshop exclusivo com Max Pires, treinador de atendimento ao cliente com experiência de mais de 28 anos em cursos de grande impacto e resultados”, acrescenta Righetto.

Além de degustar pratos com a cara do Ceará a preços especiais, o consumidor que visitar um dos estabelecimentos participantes da iniciativa e pedir itens elaborados para o festival poderá concorrer a prêmios. Entre as bonificações, estão outros itens do cardápio e passeios turísticos. De acordo com o presidente da Abrasel Ceará, a ideia é promover um intercâmbio de sabores e de culturas dentro do País.

Serviço
Brasil Sabor 2022
De 12 a 29 de maio
Mais informações em: www.brasilsabor.com.br/
Confira lista com todos os restaurantes participantes no Ceará:

Arretadus Hamburgueria,
Barra Sol – Sir Fisher,
Bulls Beer House,
Cabana Carnes e Pizzas,
Cabaña del Primo – Unidade Jardins,
Café Ilha,
Carneiro do Diniz,
Cervejaria Capitosa,
Cervejaria Turatti,
Culinária da Van,
Divina Comida,
Espetim do Tio,
Floresta,
Geppos Italiano,
Geppos Praia,
Giulietta Viçosa do Ceará,
Giz Cozinha Boêmia,
Hoots Gastropub,
Maori Beach Club,
Mar de Rosas Restaurante,
Menu Alimentação Saudável,
Novos Boêmios,
Ocaso Lounge Bar,
Pakato Grill,
Raiz Cozinha Brasileira,
Restaurante Arupemba,
Restaurante Manacá da Serra,
Restaurante Velas do Cumbuco,
Tempero do Mar,
Terra do Sol.