Festival Barulhinho Delas visa fortalecer presença feminina na cena musical

O Festival Barulhinho chega à terceira edição com uma série de ações que visam fortalecer a presença feminina na cena musical. A primeira delas é o curso “Comunicação pra projetos de música”, ministrado pelo jornalista por José Norberto Flesch

Duas etapas, dez cursos, empoderamento e muito aprendizado. Com a ideia de fortalecer o sexo feminino na cena musical, o Festival Barulhinho chega à sua terceira edição com a ação intitulada “Barulhinho Delas”. Nessa primeira etapa, que acontece no mês de julho, serão realizados virtualmente três cursos direcionados às mulheres. O primeiro deles será “Comunicação para projetos de música”, ministrado José Norberto Flesch.

Com formação em Comunicação Social e experiência no mercado de shows e festivais nacionais e internacionais, Flesch dará o curso, que tem caráter formativo, desta segunda-feira (6) até a próxima quinta-feira (9), das 18 às 20h30min. A transmissão será feita pelo Google Meet e as inscrições podem ser feitas pela internet. A segunda etapa do festival acontece entre setembro e novembro deste ano, com mais cursos, shows, cinema, feira, exposição, lives e podcasts.

“Vamos abordar a produção de textos para os vários suportes midiáticos, princípios de linguagem, procedimentos de criação e de produção, veiculação jornalística, assim como técnicas jornalísticas. Tudo que envolve essa parte de comunicação, com foco exato na produção musical. É um curso para mulheres, onde vamos dar a parte teórica, mas também propor uns exercícios e terá uma certa interatividade”, explica Flesh, que já foi colunista da Folha da Tarde nos Estados Unidos (Washington, New York e Orlando), cobriu bastidores da Fórmula 1 para a revista Sexy e, desde 2016, cobre a Comic Con de New York.

Coordenadora geral do evento, Nádia Sousa diz que o “o recorte na produção feminina parte do entendimento de que, ainda que a criação das artistas mulheres seja intensa no campo da música, mesmo assim, os festivais de música têm pouco equilíbrio entre homens e mulheres na sua programação”, avalia.

Ainda nessa primeira etapa do festival, serão ministrados mais dois cursos ao longo do mês. O próximo será “Legislação aplicada à área musical”, de 13 a 15/7, com a advogada Cecília Rabelo, que é mestre em Direito Constitucional, presidente do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult) e vice-presidente da Comissão de Direitos Culturais da OAB/CE.

Depois disso, será a vez da professora de Comunicação Visual da Universidade Federal do Cariri, Juliana Lotif, ministrar o curso “Criação de portfólio”. Ela é mestre em Design, especialista em Comunicação e Novas Tecnologias e atualmente cursa o programa de doutorado em Design na Universidade de Lisboa, capital portuguesa.

Com exclusividade ao O Otimista, o Festival Barulhinho adianta que a segunda etapa do evento realizará novos cursos, como “Criação de release e currículo artístico”, “Criação de rider técnico e mapa de palco” e “Criação de mapa de luz e palco”. Também será realizada a mostra “Artes Delas” – com trabalhos de Raisa Christina, Lara Monteiro, Simone Barreto, Renata Froan, Nico Elis, Jéssica Gabrielle e Brenna Oriá -; a “Feira do Barulhinho” – exposição do trabalho de mulheres na área de gastronomia, moda, fotografia e outras artes –; o “Cine Barulhinho”, com a mostra de filmes dirigidos por realizadoras, além de shows, lives e podcasts.

 Serviço:
3ª Festival Barulhinho – “Barulhinho Delas”
Curso
Comunicação para projetos de música”, ministrado José Norberto Flesch
De segunda-feira (6/7) a quinta-feira (9/7)
18 às 20h30min
Inscrições: https://linktr.ee/mercuriogestaoeproducao
Mais informações: Mercúrio Gestão e Produção – @mercuriogestaoeproducao ou mercurioproducao@gmail.com

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES