Festival Anima Ceará apresenta novas produções nacionais em animação, games e web

Em sua segunda edição, o festival Anima Ceará é uma vitrine para as produções audiovisuais de animação, games e web do Brasil. De hoje (5) a domingo (8), além de uma mostra competitiva, o evento contará com atividades de formação e discussão do setor  

Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br

Quem ainda pensa que animação é coisa só de criança, engana-se. O público infantil tem lugar cativo entre as produções animadas, games e séries para web, mas a diversidade de temas, técnicas, narrativas e a profissionalização do setor, em especial no Brasil, tem conquistado um público cada vez maior. O resultado é o crescimento da produção audiovisual de animação e game nacional. Parte desses trabalhos poderá ser vista durante o 2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web, que começa hoje (5) e segue até domingo (8).

Com direção do cineasta Wolney Oliveira, a programação inclui webinar, bate-papos, workshop, homenagem, exibições e uma série de debates pelo canal do YouTube oficial do evento, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. “O Anima Ceará procura ser mais uma janela para a gente conhecer a produção de animação brasileira. O objetivo é também discutir a animação, as novas narrativas, novas tecnologias para se produzir uma animação”, explica o cineasta de animação, Telmo Carvalho, que fez a curadoria do festival ao lado da produtora e roteirista Mariana Medina.

Nesta segunda edição, foram inscritas 114 produções de 14 estados do Brasil. O Ceará chamou atenção da curadoria pelo salto no número de inscrições na mostra. Enquanto em 2019 o estado teve apenas quatro inscritos, em 2020 foram 18. “Isso mostra a produção crescente no Ceará”, comemora Telmo Carvalho.

Das 22 animações de curta-metragem selecionadas para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem de Animação, duas são trabalhos genuinamente cearenses e outro é uma parceira Ceará-Espirito Santo. “Estou mais velha longe de casa” é dirigido por Janaína Lacerda, do Crato, e “Mitologia Nordestina” tem direção de Alisson Pereira Flor, de Juazeiro do Norte.

Já “Vento Viajante” é de Analúcia Godoi (Vitória/ES), com alunos do Projeto Animação Ambiental (IMA), de Escolas municipais de Icapuí (CE). O

A mostra acontece de hoje até sábado (7), das 9h às 19h. Nos três dias, após as exibições, das 20h às 21h, realizadores dos filmes e críticos de cinema participam dos debates sobre o os curtas-metragens exibidos na sessão do dia, mediados por Vinícius Bozzo (CE).

Programação

Aberto ao público e totalmente online, o 2º Anima Ceará tem início às 9h desta quinta-feira, com uma homenagem ao cineasta de animação Marcos Magalhães, autor dos curtas “Meow!” (1981), que recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes, e “Animando” (1987). Ambos os filmes, compõem a Mostra Infantil e Acessível do festival, que ficará disponível a partir das 10h, nas versões com e sem audiodescrição, até o encerramento do evento no dia 8.

Além das mostras, a programação do festival conta ainda com atividades formativas, das 15h às 16h30, de quinta a domingo. A primeira delas é o webinar “Panorama e desafios da produção audiovisual de animação fora do eixo Rio-São Paulo, mais especificamente a produção nas regiões CONNE (Centro Oeste, Norte e Nordeste)”, Aline Belli, produtora executiva das séries “Boris e Rufus” (Belli Studio), e Íris Sodré, sócia-fundadora da Gavulino Filmes.

A programação completa pode ser vista no site oficial www.animafestival.com.br/

SERVIÇO

2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web

Quando: 5 a 8 de novembro de 2020

Onde: canal do YouTube do Anima Ceará, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Mais informações e programação em www.animafestival.com.br/ @festivalanimaceara/ 3055.3465/ producaoanimace@gmail.com.

Canal do Anima Ceará:

https://www.youtube.com/channel/UCm6SG7M44mQUvQk6IeI1tlw

Canal do Cineteatro São Luiz:

https://www.youtube.com/channel/UCkhQMY-zUkOCIh9ttK-eN9A

Canal do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura:

https://www.youtube.com/channel/UCLmzqznbHNVYut6jLDQdG8g

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES