O ano que passou revelou grandes lideranças em diversas áreas, principalmente pela condução de seus segmentos ao longo da pandemia de Covid-19. Entre as jovens lideranças de destaque está Yuri Torquato, empresário e coordenador-geral da Federação das Associações de Jovens Empresários do Ceará (Fajece), que teve em sua gestão o impacto da crise sanitária, mas que conseguiu articular saídas para os empreendedores de todo o Estado. Agora, Torquato busca um respaldo ainda maior com o parlamento estadual e conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará para isso.
Como parte de uma agenda que busca a simplificação e exclusão de leis que tratam do setor produtivo, além da criação de projetos de capacitação de mão de obra voltados para o Interior do Ceará, o titular da Fajece teve um encontro com o deputado estadual Bruno Pedrosa (PP) e com o presidente do Sistema Fiec, Ricardo Cavalcante. Na última terça-feira (12). A expectativa é que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará adote um modelo que garanta o destrave do crescimento econômico e permita a criação de um ambiente de negócios favorável e mais seguro.
O Ceará tem superado a média nacional e regional na recuperação da economia, mas Yuri Torquato acredita que é preciso um ecossistema mais favorável para atingir os níveis de antes da pandemia e seguir recuperando as perdas acumuladas na última década.
“Vejo um País mais maduro e consciente da necessidade de reformas econômicas e tributária, contudo, essa responsabilidade deve ser dividida entre as esferas de poder e, como cearense, espero que o Estado nos deixe construir um ecossistema mais robusto e atraente, olhando não só para os empreendedores da Capital, mas também observando aqueles que querem empreender no Interior. Confio numa evolução gradual e estamos trabalhando para isso”, destaca o coordenador-geral da Fajece.