O público de Fortaleza tem até quinta-feira (20) para conferir Territórios, exposição do fotógrafo e cineasta Walter Carvalho, no Museu da Fotografia Fortaleza. O acesso é gratuito, das 12 às 17h.
Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra ocupa, desde novembro, o segundo andar do MFF com 51 fotografias, divididas em núcleos, para recontar as mais de cinco décadas de Walter Carvalho como fotógrafo andarilho. O primeiro reúne registros de alegorias de carnaval, estátuas e esculturas fragmentando corpos, como um desejo de restituir um corpo íntegro, improvável e fantástico.
Em outra parede, a percepção do fluxo da vida como representação cinematográfica. Outdoors, publicidades exacerbadas, a parede de um estacionamento, uma porta que se abre para o infinito, um caminhão que surge entre o fotógrafo e seu destino, tudo que descortina imagens contidas em outras imagens. Estar entre a imagem estática e o movimento é justamente o território de trânsito e transe de Walter Carvalho.
No terceiro núcleo, a teatralização da vida, a imagem da imagem, que marca a obra de Walter Carvalho para desvelar enigmas, reativar memórias e expandir realidades.
Sobre Walter Carvalho
Walter Carvalho nasceu em João Pessoa (PB), em 1947, e tornou-se fotógrafo e cineasta premiado. Assinou algumas das mais belas imagens do cinema contemporâneo e destaca-se por trabalhar intensamente o jogo de luz e sombra, sem recorrer a muitos equipamentos para controle e desenho da iluminação.
Sua apurada fotografia cinematográfica tem a marca inconfundível do cinema brasileiro, fazendo de Walter, que também revolucionou a estética fotográfica das telenovelas do Brasil, um dos principais fotógrafos do cinema brasileiro contemporâneo, com amplo reconhecimento mundial.
Sobre o MFF
Inaugurado dia 10 de março de 2017, o MFF mantém dois andares de acervo fixo e um outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, mantém os projetos Museu nos Bairros e Museu no Interior, que já visitaram diversas comunidades, levando teoria e prática acerca do mundo da fotografia.
O equipamento realiza ainda uma série de ações para divulgar novos talentos e promover a fotografia, a partir de cursos e visitas guiadas para a terceira idade, e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado de sua proximidade com as Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e das Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.