InícioNotasExposição na Multiarte mostra relação entre obras de Sérvulo Esmeraldo e coleção...

Exposição na Multiarte mostra relação entre obras de Sérvulo Esmeraldo e coleção da grife Sau

A Galeria Multiarte inaugura, nesta quinta-feira, a exposição Pulsação: Sérvulo Esmeraldo inspira a Sau. O objetivo é revelar a relação entre as obras de um dos maiores artistas do Século XX com a coleção da Sau para a São Paulo Fashion Week

Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br

Aarte sempre foge do estruturalismo que tentamos impor ao mundo. Por isso, ela não se limita a linguagens específicas: música, dança, atuação, pintura, escultura… e moda. Embora sejamos levados a pensar que as tendências que nos vestem são passageiras, é a nossa expressão artística que aponta o estilo e a cultura da qual seguimos. Pensando nisso, por que não unir pinturas e esculturas de um dos maiores artistas do Século XX ao trabalho apresentado em passarelas?

Foi assim que nasceu a coleção Sérvulo Esmeraldo: Linha e Luz, que tomou a passarela da São Paulo Fashion Week em 2023. Para a estreia da Sau no evento, Marina Bitu mergulhou fundo na obra de Sérvulo Esmeraldo. Foi daí que a Galeria Multiarte decidiu apresentar ao público cearense mais uma exposição de Sérvulo Esmeraldo: não somente 25 obras selecionadas — entre elas Excitáveis (1970), Suíte Catalã (1972), Onda (1980) e Sem título – Cubos (2005) —, mas também a coleção da Sau apresentada na capital paulista. Pulsação: Sérvulo Esmeraldo inspira a Sau estará aberta ao público a partir desta quinta-feira (18) até 1º de março, de segunda a sexta-feira das 10h às 18h. Na ocasião do lançamento, às 19h, Marina Bitu conversa com Dodora Guimarães sobre o processo criativo da estilista.

Ao Tapis Rouge, Victor Perlingeiro, administrador da Multiarte, fala que a ideia da exposição é mostrar a contemporaneidade da obra do artista plástico e apontar também a versatilidade de sua obra. “É muito engraçado a gente pensar que a moda não tem conexão com o processo do Sérvulo. Pelo contrário: a gente trouxe também algumas joias que ele fez ao longo da vida, desde os anos 1970! Então ele já pensava em objetos de uso, nesse sentido também da afabilidade da arte, dos vários caminhos que ela toma”, explica.
Marina Bitu foi apresentada ao trabalho de Sérvulo ainda na universidade. De lá para cá, fez pesquisas em torno dessa aproximação das artes plásticas com suas composições.

“Acredito que o trabalho do Sérvulo tem um caráter permanente e atemporal, que permite o diálogo com diferentes momentos da história e por consequência, da moda. O aspecto minimalista de suas obras, cuidadosamente pensadas para que a complexidade resultasse na simplicidade perfeita, é também o conceito para o qual a alta moda contribui: o design que preza pela qualidade visual e técnica”, afirma a designer.

“O trabalho do Sérvulo tem o mesmo caráter infinito de uma linha reta. É fonte inesgotável de inspirações, dada a vastidão de técnicas que expressam sua versatilidade e imensa capacidade”, reflete.

Presença singular na arte brasileira, Sérvulo Esmeraldo (1929-2017) ressaltou em seu trabalho elementos marcantes do Ceará, como a luz, definidora dos seus sólidos geométricos; e a linha, que fundamenta a sua obra. Linha que ele dizia ter trazido do Crato, do horizonte definido pela Chapada do Araripe, que impregnou o seu olhar de menino. “Essa exposição é um diálogo que transcende o tempo, unindo o legado de Sérvulo Esmeraldo à criação contemporânea de Marina Bitu”, diz Dodora Guimarães, curadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo.

Dodora não só acompanhou de perto a montagem da exposição como também estará no lançamento, falando da importância do artista na construção da arte cearense. E ressalta a importância desse diálogo. “Trabalhamos para ampliar o conhecimento da obra do Sérvulo. Evidentemente que todas as oportunidades que possibilitem o estudo e a propagação do seu trabalho nos interessa. […] Profissionais de distintas áreas procuram o Instituto Sérvulo Esmeraldo interessados nos arquivos do artista. Essa procura nos alegra porque nos confirma a longevidade, o frescor e a vitalidade de sua obra”, afirma.

Serviço

Pulsação: Sérvulo Esmeraldo inspira a Sau
18 de janeiro a 1º de março,
de segunda a sexta-feira,
das 10h às 18h
Galeria Multiarte. Rua Barbosa de Freitas 1727, Aldeota
Informações:(85) 3261-7724. Agendamento de grupos:
(85) 99940-0033

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES