Exclusivo: atração no Iguatemi Hall, Criolo fala da celebração dos 50 anos de vida em turnê e de projetos futuros

Com um repertório que atravessa o rap, o samba e a MPB, Criolo se apresenta neste sábado (2), no Iguatemi Hall. Sendo uma das últimas atrações antes do encerramento da casa, o artista promete uma noite de emoção, reflexões e conexão profunda com o público

Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br

Um dos nomes mais aclamados e influentes da música brasileira, Criolo desembarca em Fortaleza neste sábado, 2, para uma noite de celebração e grandes sucessos. O cantor e compositor se apresenta no Iguatemi Hall com show da turnê especial “Criolo 50″, que comemora cinco décadas de vida e passeia por todas as fases da sua prestigiada carreira musical. Em entrevista exclusiva ao Tapis Rouge, o artista dividiu detalhes sobre o espetáculo e revelou novidades acerca de projetos futuros.

A turnê

A passagem do tempo e a gratidão por sua trajetória artística foram duas das grandes responsáveis pela existência da turnê, segundo Criolo. “A ideia de celebrar os meus 50 anos e um pouquinho dessa trajetória musical [com a turnê], se deu por eu perceber que tô ficando velhinho e por achar que tenho um pouquinho de alguma coisa para celebrar com as pessoas. (…) depois de sete discos e tanto amor, tanto carinho recebido dessa música brasileira, eu acho que valia ir para rua fazer uma tour de agradecimento. Nada mais é que uma tour para isso. (…) agradecer as pessoas por me ajudar a chegar até aqui”, conta.

Completando quase quatro décadas de carreira, o cantor acumula diversas faixas marcantes, como “Não Existe Amor em SP” e “Subirusdoistiozin“. A ampla lista de sucessos, no entanto, depõe contra o artista na hora de montar a setlist da turnê. “Fazer essa seleção de repertório foi muito difícil, dá vontade de cantar tudo. (…) mas a gente teve que achar um caminho”, comenta. A solução encontrada pelo compositor foi incluir músicas de diferentes álbuns, dentre eles “Nó da Orelha” (2011), “Ainda Há Tempo” (2016), “Convoca o Seu Buda” (2014) e “Espiral de Ilusão” (2017), além de outras canções que não estão nos discos do cantor. “Se deu desse jeito, um pouquinho de cada fase, um pouquinho de cada momento junto com a banda maravilhosa e novos arranjos. A gente oferece esse momento de celebração e de agradecimento a todos por me deixarem chegar até os 50 anos de idade, por me permitirem estar há 38 anos vivendo o que é essa música brasileira, sobretudo o rap nacional, me fortalecendo e me deixando chegar até aqui”, conta.

O artista também destaca que cada canção apresentada no show carrega um significado único, despertando diferentes emoções nele. Além disso, ressalta o vínculo e a troca de energia com o público durante a apresentação, que transcende a performance. “Eu amo todas as músicas e eu me emociono em tudo. O público tem hora que se emociona com o começo, com o final, com o meio, com o antes, com o durante, com o depois, então a gente tá em plena simbiose ali, é bonito demais, então eu gosto de tudo, sem exceção”, expressa.

No horizonte

Junto da turnê, Criolo prepara outras celebrações acerca dos seus 50 anos. Com exclusividade, o artista antecipa que planeja lançar em breve um disco de samba e um livro escrito em conjunto com sua mãe. Sobre o projeto literário, o paulistano comenta: “(…) nada mais é que o livro de escutação do que essa mulher sábia e nordestina esparrama lá em casa. Toda hora a gente tá tropeçando numa palavra forte, numa frase de transformação. Então, é um livro de vivência e de escuta dessa mulher incrível”, detalha.

Participações em trabalhos de outros artistas também estão no horizonte de Criolo. O rapper revela que emprestou talento para o novo álbum do cantor português Dino D’Santiago com o pianista pernambucano Amaro Freitas. “Um disco maravilhoso. Tenho a honra de poder participar de um disco de Dino, uma das vozes mais incríveis do planeta, e desse menino gigantesco chamado Amaro. Quando você junta essas vozes todas num trabalho, é algo de forte emoção”, conclui.

serviço

Criolo em Fortaleza

Neste sábado (2), com abertura dos portões às 19h
Iguatemi Hall – Av. Sebastião de Abreu, 422, Edson Queiroz
Ingressos na bilheteria do Iguatemi Hall ou ingresse.com

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES