PUBLIEDITORIAL – O empreendedorismo é o motor que impulsiona a economia do Brasil. Segundo o estudo “Donos de Negócios e Força de Trabalho: Dinâmica das Taxas de Ocupação e Desocupação (2019–2024)”, realizado pelo Sebrae Nacional com base em dados da PNAD Contínua Trimestral do IBGE, o país teria uma taxa de desocupação cinco vezes maior se não fossem os empreendedores.
A pesquisa revela que, em 2024, o Brasil alcançou o melhor nível de taxa de ocupação dos últimos cinco anos com 94%. Isso significa que, a cada quatro pessoas ocupadas, uma é dona de negócio. Entre 2019 e 2024, o número de empreendedores formais cresceu. Saltou de 8,1% para 9,3% da taxa total de ocupação, um avanço que reflete a consolidação das micro e pequenas empresas como o alicerce da economia brasileira.
Os números traduzem a força de quem enxerga o empreendedorismo como fonte de renda, geração de emprego e fomento da economia local. O Sebrae tem sido o grande aliado na trajetória desses milhares de brasileiros. Por meio de capacitações, consultorias, programas de inovação e apoio à formalização, a instituição atua para fortalecer o ecossistema empreendedor, ampliar a competitividade das micro e pequenas empresas e garantir que o empreendedorismo continue sendo uma das principais forças de transformação social e econômica do Brasil.