Estrategista atuou em campanha que tirou Oscar de Fernanda Montenegro trabalha em “Emilia Pérez”

Lisa Taback, estrategista-chefe da Netflix e principal responsável pela campanha de premiação do filme “Emilia Pérez”, é uma das figuras mais influentes nos bastidores de Hollywood. Com mais de 30 anos de experiência, Taback já participou de algumas das campanhas mais memoráveis da história do Oscar, incluindo a de “Shakespeare Apaixonado”, que em 1999 garantiu o prêmio de Melhor Atriz a Gwyneth Paltrow, superando a brasileira Fernanda Montenegro, indicada por “Central do Brasil”.

Taback começou sua carreira na Miramax, dos irmãos Harvey e Bob Weinstein, onde atuou por 20 anos e foi peça-chave em campanhas vencedoras como as de “O Paciente Inglês”, “Chicago”, “O Discurso do Rei” e “O Artista”. Sua expertise em estratégias de premiação ajudou a consolidar a reputação da Miramax como uma potência do Oscar, mesmo que algumas táticas tenham sido alvo de críticas por supostamente descredibilizar concorrentes. A campanha de “Shakespeare Apaixonado”, por exemplo, é frequentemente citada como um marco de “guerra suja” nas temporadas de premiação.

Após deixar a The Weinstein Company em 2014, Taback trabalhou com estúdios como Paramount Pictures e DreamWorks antes de fundar sua própria empresa de consultoria, a LT-LA. Sua trajetória inclui campanhas de sucesso para filmes como “Spotlight”, “La La Land” e “Moonlight”. Em 2018, ela foi contratada pela Netflix para fortalecer as ambições do streamer em premiações como o Oscar e o Emmy.

Atualmente, Taback está à frente da campanha de “Emilia Pérez”, filme francês que, apesar de críticas negativas e acusações de xenofobia e transfobia, se tornou um dos favoritos da temporada. O longa, vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia/Musical, concorre a 13 categorias no Oscar 2025, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz, onde enfrenta “Ainda Estou Aqui”, estrelado por Fernanda Torres.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES