Espaço Cultural Arandu recebe exposição “Pau de Arara: Fotografia e Vivências – Ir perto para ver longe”

O Espaço Cultural Arandu, em Caucaia, equipamento mantido pelo Instituto Myra Eliane, está recebendo a exposição ‘Pau de Arara: Fotografia e Vivências – Ir perto para ver longe’, realizada em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor).

A mostra segue com visitação gratuita até o dia 29 de agosto, aberta ao público, apresentando 29 fotografias produzidas por professores e estudantes dos cursos de Comunicação Social da Unifor durante uma imersão cultural nas cidades de Nova Olinda e Juazeiro do Norte, em 2023.

Os registros revelam aspectos marcantes da cultura nordestina que pulsa no Cariri cearense, retratando costumes, tradições populares, modos de vida e paisagens que evidenciam a força das raízes regionais.

Com curadoria dos professores Adriana Helena Santos Moreira da Silva, doutora em Ciências da Cultura e vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, e Jari Vieira, mestre em Arquitetura e Urbanismo e especialista em fotografia, a mostra integra o projeto de extensão Pau de Arara. A iniciativa propõe experiências imersivas em cidades do Ceará, com foco na fotografia como ferramenta de pesquisa e valorização da cultura local.

“A exposição ‘Pau de Arara’ reflete nosso compromisso de levar ao Espaço Cultural Arandu ações que fomentem a arte, a cultura e o pertencimento. É gratificante proporcionar à população de Caucaia o acesso a iniciativas que valorizam a identidade nordestina, especialmente por meio do olhar de jovens talentos e educadores”, afirma Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.

A professora Adriana Helena destaca que a exposição é um convite à sensibilidade e à escuta cultural. “As imagens representam vivências que dialogam com a memória, os afetos e os territórios. Cada registro fotográfico carrega uma história que transcende a imagem e se transforma em uma narrativa viva sobre quem somos como povo”, afirma.

Já o professor Jari Vieira ressalta a importância da vivência fotográfica como prática formativa: “O projeto ‘Pau de Arara’ aproxima os estudantes de realidades diversas, proporcionando uma imersão que amplia o repertório técnico, estético e humano. As fotografias expostas traduzem esse olhar curioso e respeitoso sobre o Cariri e sua gente”, explica.

serviço

Exposição “Pau de Arara: Fotografia e Vivências – Ir perto para ver longe”
Visitação: Aberta ao público até 29 de agosto
Horário: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30
No Espaço Cultural Arandu – Av. Central, S/N – Araturi / Caucaia (CE)
Entrada gratuita

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES