Nesta quinta-feira (27), a partir das 18h, serão oficialmente iniciadas as atividades da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, no Mucuripe. João Diamante (foto), criador do Projeto de Gastronomia Social Diamantes na Cozinha, ministra a aula inaugural, ocasião em que discutirá o tema “Cultura Alimentar e Gastronomia Social”, além de compartilhar com os interessados sua trajetória. Antes de se dedicar integralmente às causas sociais, Diamante passou por renomados restaurantes, como o Le Junes Verne, da Torre Eiffel, em Paris; e Fazenda Culinária, do Museu do Amanhã, no Rio, quando foi premiado na categoria “Chef Revelação” pelo Prêmio Infood de Gastronomia, em 2017. Além da palestra, os presentes também participarão de visita guiada e poderão conferir apresentação da Camerata de Cordas da UFC. O evento gratuito será voltado para alunos matriculados, autoridades e colaboradores.
Na sexta-feira (28), das 9h às 12h e das 13h às 17h, os alunos matriculados serão também contemplados com serviços de saúde e oficinas que visam orientar o grupo sobre normas e boas práticas indispensáveis a profissionais que trabalham com manipulação de alimentos. As ações contam com apoio do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará e as oficinas serão ministradas pela professora Elisângela Teixeira, da UFC.
Os selecionados são preferencialmente jovens entre 17 e 29 anos, egressos de escola pública, que não estão estudando nem trabalhando, mas que estão buscando qualificação. Os 160 alunos integram as turmas dos cursos profissionalizantes nas áreas de panificação, confeitaria e cozinha fundamental, cujas inscrições ocorreram entre os dias 27 e 31 de agosto, via site www.dragaodomar.org.br. O resultado foi divulgado no dia 10 de setembro, no referido site. As aulas serão iniciadas na próxima segunda-feira (1°).
Selene Penaforte, superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, afirma que além de qualificar para o mercado de trabalho, a Escola objetiva disponibilizar o domínio de uma linguagem que favoreça sua mobilidade social. De acordo com Flávia Castelo, Diretora de Gastronomia, Esporte e Conhecimento do Instituto Dragão do Mar, o objetivo é “viver do que gosta de fazer”.
Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar, frisa que o Ceará sempre se destacou com uma mão de obra autodidata, basta ver os mais relevantes restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo, que empregam muitos profissionais cearenses. Agora, segundo ele, surge um novo ciclo de formação numa área vital para a economia da cultura: “com as escolas de gastronomia, essa geração vai ter acesso a um alto padrão de formação, melhor empregabilidade e salário”.
PROGRAMAÇÃO
Dia 27/09 (quinta-feira)
18h: Recepção e visita guiada com os alunos
18h45: Apresentação Camerata de Cordas da UFC
19h30: Cerimonial
20h: Aula Inaugural sobre “Cultura Alimentar e Gastronomia Social” com o chef João Diamante
21h: Encerramento
Dia 28/09 (sexta-feira)
9h às 12h e 13h às 17h: Oferta de serviços de saúde e oficinas para alunos