Equipamentos culturais cearenses preparam protocolo de retorno

Novo decreto estadual divulgado no último sábado (29) autoriza a reabertura de teatros, museus, bibliotecas e cinemas com 35% da capacidade. Equipamentos estão preparando protocolos sanitários para receber o público

Apesar do novo decreto estadual, divulgado no último sábado (29), autorizar a reabertura de teatros, museus, bibliotecas e cinemas em Fortaleza e municípios da Macrorregião de Fortaleza a partir de ontem (31), equipamentos ainda não definiram data de retorno. Para a maioria, o momento é de análise dos protocolos sanitários e adequações para receber o público.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (31), a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e o Instituto Dragão do Mar (IDM) comunicaram que “os protocolos sanitários para a retomada dos equipamentos estão sendo finalizados pelas equipes da Secult Ceará e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e aguardam aprovação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa)”.

De acordo com a pasta, a retomada será feita em fases: primeiramente, as apresentações serão feitas sem público e disponibilizadas online; posteriormente, a programação será aberta para público reduzido. A nota informa ainda que, “enquanto os protocolos são aprovados e as medidas de segurança estão sendo instaladas, a programação na Rede de Equipamentos seguirá de acordo com a política curatorial e programação de cada instituição”.

Entre os cinemas de shoppings, como os do RioMar e Iguatemi, operados pelas empresas Cinepolis e UCI respectivamente, as datas de retorno e os protocolos sanitários ainda estão sendo estudados e devem, em breve, ser divulgados. Já a operadora do Teatro do RioMar, a empresa Opus, deixou o retorno em aberto e comunicou que “é possível que muitas mudanças ocorram e por esse motivo estamos cautelosos, assimilando os acontecimentos, acompanhando e analisando as possibilidades futuras”. No Museu da Fotografia Fortaleza, a data de previsão de reabertura é dia 22 de setembro, após a finalização de uma reforma no equipamento.

Conforme o decreto Nº 33.730, de 29 de agosto de 2020, teatros, museus, bibliotecas e cinemas estão autorizados a funcionar com 35% da capacidade. A partir do dia 14 de setembro, pequenos eventos (com até 100 pessoas) estão liberados.

 

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES