Entre romance, poemas, suspense e biografia, confira dez livros para aproveitar aproveitar nestas férias

Selecionamos 10 livros, da literatura nacional e internacional, que prometem encantar e emocionar os leitores. A lista contém romances, poemas, suspense, biografias e autoajuda

Sâmya Mesquita

samya@ootimista.com.br

As férias chegaram e é hora de relaxar, recarregar as energias e aproveitar momentos de lazer. E para os amantes da leitura, não há melhor companhia do que um bom livro. Pensando nisso, o Tapis Rouge fez uma lista com 10 livros imperdíveis para você aproveitar durante as férias.

1. A Biblioteca da Meia-Noite (Matt Haig)

1

Aos 35 anos, Nora Seed vive com arrependimentos e questiona suas escolhas. Mas ao chegar na Biblioteca da Meia-Noite, recebe uma chance de explorar todas as vidas alternativas que poderia ter vivido. Com a ajuda de uma amiga, ela pode mudar de país até seguir carreiras diferentes. No entanto, Nora questiona se alguma dessas vidas alternativas é realmente melhor do que a que ela já tem.

2. É Assim que Acaba (Colleen Hoover)

2

Lily, uma jovem que se muda para Boston, abre sua floricultura e conhece Ryle, um neurocirurgião confiante. Eles se apaixonam, mas o relacionamento se torna turbulento. A obra aborda temas difíceis, explorando a força necessária para fazer escolhas corretas em situações complicadas, e a coexistência do amor e do abuso nas relações. O livro será adaptado para os cinemas e tem lançamento marcado para 2024.

3. Em Busca de Mim (Viola Davis)

3

O livro autobiográfico narra a jornada da autora desde um modesto apartamento em Central Falls até os palcos de Nova York. A obra aborda a busca por propósito, a força e a necessidade de ser ouvida em um mundo que nem sempre reconhece as histórias individuais. A autora encoraja os leitores a encararem a vida com honestidade, abandonando máscaras sociais e redescobrindo sua identidade.

4. Rita Lee: Outra autobiografia (Rita Lee)

4

A última autobiografia da Rainha do Rock narra os derradeiros anos de sua vida. Enfrentando tanto uma pandemia quanto um diagnóstico de câncer de pulmão, Rita Lee compartilha abertamente os detalhes de seu tratamento e reflete sobre sua rotina, os sinais do universo e os caminhos que a vida trilhou. Com franqueza, a autora revela sua jornada de maneira crua, porém também repleta de ironias e amor.

5. A Coragem de Ser Imperfeito (Brené Brown)

5

Explora a importância da vulnerabilidade como um caminho para a coragem e a autenticidade. A autora argumenta que, ao evitar emoções negativas, como medo e decepção, também perdemos a oportunidade de vivenciar o amor, a aceitação e a criatividade. Aqueles que se arriscam encontram uma vida mais significativa, mesmo enfrentando críticas e inveja.

6. Salvar o fogo (Itamar Vieira Junior)

6

O mais recente romance de Itamar Vieira Júnior, que venceu o Prêmio Jabuti por “Torto Arado” (2019), apresenta a história de Luzia do Paraguaçu, uma mulher corajosa que luta contra as injustiças. Com um estilo épico e lírico, o autor entrelaça a vida íntima dos personagens com a realidade brasileira, explorando os traumas do colonialismo que ainda ecoam na sociedade.

7. A mandíbula de Caim (Edward Powys Mathers)

7

É um romance policial, ao estilo quebra-cabeça, escrito por Edward Powys Mathers em 1934, mas que só viralizou no TikTok recentemente. Com apenas 100 páginas impressas em uma ordem aleatória, o desafio é identificar corretamente seis assassinatos e seus assassinos. Apesar de existirem várias combinações possíveis, somente três pessoas conseguiram decifrar o enigma até hoje. É possível, inclusive, destacar as páginas para montar as possibilidades.

8. Daisy Jones and The Six: Uma história de amor e música (Taylor Jenkins Reid)

8

O romance, recentemente adaptado para uma série homônima da Amazon Prime, narra a história de Daisy, uma aspirante a estrela do rock, e sua banda nos anos 1970. O livro retrata os bastidores da indústria musical, explorando temas como sexo, drogas, conflitos e dramas, enquanto revela os motivos por trás da separação da banda.

9. A cabeça do santo (Socorro Acioli)

9

O primeiro romance adulto da cearense Socorro Acioli — escrito na oficina do Nobel em Literatura Gabriel García Márquez — acompanha Samuel que, atendendo ao último pedido de sua mãe, vai para uma pequena cidade em busca de sua avó e do pai. Lá, encontra abrigo em uma cabeça inacabada de uma estátua de Santo Antônio e descobre que pode escutar as preces das mulheres. O rapaz utiliza esse dom para promover casamentos e artimanhas, enquanto, desvenda segredos sobre seu pai.

10. Primeiro eu tive que morrer (Lorena Portela)

10

O romance de estreia da autora mostra uma jovem publicitária que, pressionada pelo trabalho, decide fazer uma pausa e refugiar-se na vila de Jericoacoara. Entre mergulhos no mar e imersão nos encantos da região, a protagonista encontra a conexão com outras mulheres, questionando relações abusivas, excesso de trabalho e assédio.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES