Enola Holmes, que conta a história da irmã do famoso detetive, estreia hoje na Netflix

Estreia hoje (23), na Netflix, “Enola Holmes”, um filme que conta a história da irmã mais nova do detetive Sherlock Holmes e suas aventuras em buscar do paradeiro da mãe. Interpretada por Millie Bobby Brown, Enola é uma garota revolucionária

Naara Vale

A frase “Tem dois caminhos: o seu ou o que os outros escolhem por você”, dita por uma mãe à filha, fala muito sobre como essa mulher está preparando a cria para o mundo. Isso ganha uma potência ainda maior quando está dentro do contexto interior da Inglaterra nos anos 1880. O filme “Enola Holmes”, que estreia nesta quarta-feira (23) no Netflix, conta a história dessa garota de 16 anos, criada para enfrentar as piores adversidades que possam surgir, inclusive uma jornada para desvendar o misterioso desaparecimento da própria mãe.

No dia do seu aniversário de 16 anos, Enola (Millie Bobby Brown) descobre que a mãe Eudoria (Helena Bonham Carter) desapareceu deixando para trás apenas alguns presentes estranhos. Sem saber o que fazer, ela pede ajuda aos irmãos mais velhos Mycroft Holmes (Sam Claflin) e o famoso detetive Sherlock Holmes (Henry Cavill). Enquanto este diverte-se com a irmã, o outro decide que Enola precisa de bons modos e decide mandá-la para uma escola de meninas de alta classe.

Mas ela não aguenta e decide ir sozinha a Londres em busca da mãe. No caminho, esbarra com personagens incríveis, entre eles, um jovem lorde (Louis Partridge) que está fugindo da própria mãe. É ela, treinada até no jiu-jitsu pela mãe, que vai proteger o jovem cheio de etiquetas. A jornada aguça os talentos da personagem, que se transforma em uma investigadora de respeito, chegando a superar o famoso irmão.

Baseado no primeiro livro da série “Os mistérios de Enola Holmes”, da autora Nancy Springer, o longa foi adaptado pelo roteirista Jack Thorne (de “This Is England”), um veterano da TV britânica, e dirigido por Harry Bradbeer, de “Fleabag”. O enredo tem uma visão moderna das heroínas, com protagonistas livres e feministas.

Enola foi criada por sua mãe para vestir, falar e ser quem quisesse. Ela desafia a sociedade ao não vestir espartilho nem se preocupar em arranjar marido. Algo que hoje em dia não parece absurdo, mas que no fim do século XIX era impensável. Enola é o que sua criadora, Nancy Srings, define como revolucionária.

Promessa

“Enola Holmes” foi mais um filme que esbarrou com a pandemia e deixou de estrear nos cinemas. Em abril deste ano, a Netflix comprou da Warner os direitos de distribuição e agora lança o longa que já vem recebendo boas críticas de especialistas. O grande destaque tem sido dado ao carisma da personagem principal, interpretada pela atriz Millie Bobby Brown (de “Stranger Things”), que também participa da produção do longa.

Ela se aproxima ainda mais do espectador com recursos característicos do diretor Harry Bradbeer em “Fleabag”: falas dirigidas à câmera, piscadelas e sorrisos que criam um ar de cumplicidade com o público. Apesar de não ser definido com uma grande obra, o filme tem sido citado como um daqueles divertidos que valem a pena ser assistidos.

Serviço:
Enola Holmes

Estreia: quarta-feira (23), na Netflix

Confira o trailer: https://bit.ly/2HibxtL

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES