Encenado online, espetáculo “Em Análise” satiriza situações vivenciadas por quem buscou o auxílio emergencial

Encenada online, a comédia “Em Análise” aborda de forma satírica situações vivenciadas por quem buscou o auxílio emergencial. A peça será transmitida na plataforma Zoom às quartas-feiras de setembro, sempre às 21h

Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br

Quase 67 milhões de pessoas já receberam o auxílio emergencial, benefício criado pelo Governo Federal para subsidiar brasileiros afetados pela crise econômica agravada com a pandemia da covid-19. Para receber o auxílio, no entanto, a peleja de muita gente foi árdua. Para alguns, as reviravoltas foram tantas que renderam situações inusitadas e viraram até peça de teatro. É o caso do espetáculo virtual “Em Análise”, que estreia nesta quarta-feira (2), às 21h, na plataforma Zoom.

Com texto do dramaturgo Bruno Sperança, a peça é uma comédia que parte de situações reais vivenciadas pelos atores Lucas Sancho, Marisa Bezerra, Elisa Porto e Ricardo Tabosa no processo de solicitação do auxílio emergencial. “Cada um passou por uma situação diferente com o auxílio. Toda essa confusão de tentar um atendimento e não conseguir, o outro com auxílio em análise por meses estava gerando uma situação cômica. Cômica se não fosse trágica, né?”, comenta o ator Ricardo Tabosa.

“Em Análise”, as personagens Joy, Miguel, Tarcísio e Telma trabalham em uma central de atendimento ao cidadão com dificuldades em receber o auxílio emergencial. Em meio ao caos no número de ligações e de beneficiários que reclamam estar com sua situação “em análise” há meses, todos os funcionários da instituição são surpreendidos com uma ordem: todos devem ficar em confinamento dentro da repartição, já que um funcionário está com suspeita de contaminação por um vírus desconhecido. A sociabilidade entre os funcionários vai se esgotando com o passar do tempo e o clima vai ficando cada vez mais tenso.

Novo formato

Todo formatado à distância, o espetáculo reúne quatro atores cearenses (dois deles vivendo em Fortaleza e dois em São Paulo), além da cantora, compositora, instrumentista e arranjadora baiana, Josyara, responsável pela trilha sonora. “Logo no começo [do isolamento social], a gente fez grupo de whattsap para ficar fazendo exercícios, para se ajudar e ter um lugar para se encontrar e conversar. E aí foram surgindo as histórias”, conta Ricardo Tabosa.

A construção das personagens de cada um também aconteceu de forma virtual, com trocas e discussões por grupo de mensagens e plataformas de videoconferência. “Cada um na sua casa foi construindo seus personagens com exercícios de improviso”, relata o ator. Sobre a expectativa para a estreia, ele diz que há uma certa ansiedade pelo novo formato, mas acredita que o público vai se divertir. “A gente se preocupou em fazer uma comédia para ser mais leve porque a pessoa está na frente de um computador e isso pode cansar”, pontua.

Seguindo as regras de isolamento social, o espetáculo será encenado online, através da plataforma Zoom. O link de acesso para assistir à peça estará disponível no perfil do Instagram da @magnoliaproducaocultural e nos perfis dos membros da equipe. O acesso é gratuito, apenas com cachê colaborativo. As câmeras e vídeos da plateia serão desativadas enquanto a peça é encenada e religadas após o término da encenação para um bate-papo com os artistas.

SERVIÇO

EM ANÁLISE

Quando: às quartas-feiras de setembro (2, 9, 16 e 23), sempre às 21h

Onde: Plataforma Zoom (o link de acesso está disponível no perfil do Instagram da @magnoliaproducaocultural e nos perfis dos membros da equipe @ricardotabosa @lucasancho @elisaporto3 @marisabezerrapaiva @brunosperanca).

Quanto: A entrada é liberada. O grupo pede contribuição consciente, disponibilizando dados bancários antes e após a sessão de cada dia, para quem quiser fazer uma contribuição espontânea ao espetáculo.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES