Emissoras preparam programas especiais para festejar os 70 anos da TV no Brasil

O dia 18 de setembro de 2020 marca os 70 anos da televisão brasileira. Parte dessa história será tema de programas especiais que vão ao ar nesta semana. Confira as homenagens e veja os momentos que marcaram a memória de cearenses que fazem parte dessa história

Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br

A inauguração da televisão no Brasil, em 18 de setembro de 1950, revolucionou a história da comunicação brasileira. Até então, notícias e entretenimento chegavam aos cidadãos através de jornais impressos e do rádio. Visionário, o empresário Assis Chateaubriand, já dono dos Diários Associados, ampliou seu império importando para o Brasil equipamentos que transmitiriam as imagens da primeira estação de televisão da América Latina, a TV Tupi.

Apesar da pouca audiência inicial pela dificuldade do acesso dos brasileiros aos caríssimos aparelhos, aos poucos, a televisão foi virando paixão nacional. Logo o rádio começou a perder espaço para a nova mídia e as vozes de ouro que ecoavam apenas nas ondas sonoras passaram a dominar a telinha.

Daí para frente, o veículo tornou-se cada vez mais popular. E apesar da popularização da internet ter aberto espaço para os smartphones e programações multimídia, a televisão ainda segue como o eletrônico mais presente na casa dos brasileiros. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em abril deste ano, em 2018 a TV estava presente em 96,4% dos domicílios.

 

Especiais

Para celebrar os 70 anos da chegada da televisão ao Brasil, diversas emissoras preparam programações especiais. Hoje, a partir das 22h15, a TV Cultura exibe Os Campeões de Audiência, uma série documental de três episódios que vai entrevistar grandes nomes da TV, seja do entretenimento ou do jornalismo. Celebridades como Xuxa, Angélica, Boni, Eva Wilma, Susana Vieira, Lima Duarte, Fabio Porchat, Raul Gil, Pedro Bial e Glória Maria estão na extensa lista de entrevistados. O programa vai ainda discutir sobre o futuro da televisão pós-pandemia.

Na Globo, os programas do Globo Repórter das duas próximas sextas-feiras (18 e 25 de setembro) farão um passeio pela história da TV brasileira, mostrando os programas que marcaram a memória do público. As edições serão apresentadas pelas jornalistas Glória Maria, cuja carreira se confunde com a história da televisão no Brasil, e Sandra Annenberg.

O especial não será apenas sobre as produções da casa. No teaser divulgado pela emissora aparecem personalidades como Gugu Liberato e Hebe Camargo, que tiveram suas carreiras consolidadas no SBT, emissora de Sílvio Santos, que também é citado na chamada.

Já no sábado (19), será exibida no Supercine uma edição especial da série Nada Será Como Antes, que é ambientada na década de 50 e, através de uma trama fictícia, relembra o início da televisão no País. Também em homenagem à data, a TV Integração, filiada da Globo, preparou a série especial TELE VISÃO, com 70 episódios de um minuto, que podem ser visto na GloboPlay.

Na Record, desde ontem a emissora exibe durante o Jornal da Record (19h45) uma série de três reportagens especiais sobre o marco. As matérias mostram como a TV se reinventou ao longo dessas sete décadas e cada episódio aborda um tema: jornalismo, entretenimento e teledramaturgia.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES