Por causa do estado de pandemia do novo coronavírus, as emissoras de TV têm passado dificuldades para produzir e gravar seus programas. Uma das medidas mais perceptíveis é a transmissão de programas de auditório com plateia reduzida ou sem a presença de uma.

O primeiro caso notado foi no Encontro com Fátima Bernardes desta quinta (12). A apresentadora mostrou sua plateia e informou que estava apenas com metade dos usuais 120 espectadores ao vivo. Eles estavam com espaçamento maior, como indicavam as orientações de organizações de saúde.

O Domingão do Faustão, há 31 anos no ar, será realizado sem plateia pela primeira vez. Assim também será o Altas Horas de Serginho Groisman. As produções destes programas busca por famosos que morem em São Paulo para participarem das gravações para evitar que seus convidados viagem de avião.

Faustão E Plateia
Faustão E Plateia

No horário nobre, já foi decidido que a quantidade de figurantes nas novelas globais será reduzida. E que as próximas eliminações do Big Brother Brasil acontecerão sem a participação de plateia para recepcionar o eliminado.

No SBT, a situação se torna mais crítica, já que 3 de seus apresentadores mais importantes são idosos na casa dos 80 anos, faixa etária com maior taxa de fatalidade do covid-19. Sílvio Santos, Raul Gil e Carlos Alberto de Nóbrega estão tomando os devidos cuidados.

Silvio Santos E Plateia
Silvio Santos E Plateia

Sílvio ainda está de férias em Orlando e não sabe quando volta ao Brasil, o problema é que o dono do baú tem apenas mais 2 programas gravados e se recusa a gravar sem sua plateia extremamente participativa. Raul Gil cancelou a gravação de seu programa na segunda (16) e se isolou em seu sítio em Sorocaba, SP.