Conhecer intimamente a rotina de artistas e famosos sempre foi o desejo de muitos admiradores – anseio potencializado pela instantaneidade das redes sociais. Quem aderiu a essa onda foi Gilberto Gil, que, agora, abre as portas de casa para o mundo. A espiada poderá ser dada pelos assinantes do Amazon Prime Video, streaming responsável pela produção da série documental Em Casa com os Gil, a ser disponibilizada no catálogo nesta sexta-feira (24).

Ao longo de cinco episódios, os fãs do artista – nomeado como imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2021 – verão de perto a preparação de uma turnê internacional. O bônus da empreitada é que Gil não está sozinho e contou com o reforço dos familiares para construir cada detalhe do show que deve ganhar o mundo ainda esta semana. Entre os rostos já conhecidos do público, estão presentes na produção Preta e Bela Gil, além do trio Gilsons, construído por José Gil, Francisco Gil e João Gil, filho e netos do cantor, respectivamente.

Numa mistura de linguagem de reality show e documentário, o público é convidado a se acomodar em um cantinho na sala da casa da família, em Araras, região serrana do Rio de Janeiro. Em volta da mesa, as gerações presentes falam sobre como as músicas do patriarca dos Gil atravessaram suas vidas de alguma maneira e defendem, inclusive, quais devem estar presentes no setlist das apresentações, e ensinamentos repassados por ele ao longo da vida. “A ‘familiaridade’ ainda tem um peso muito importante para a civilização”, defende o artista em um dos trechos da série.

A ideia inicial partiu de Preta Gil e foi levada ao Prime Video, que decidiu acompanhar justamente os bastidores dos shows. Contudo, as apresentações – que deveriam ter ocorrido em 2020 –  foram suspensas em virtude da crise de saúde da covid-19. Sendo assim, aproveitaram o isolamento social dos integrantes para documentar os ensaios, que contaram até com algumas rusgas e lágrimas entre eles, conforme antecipa material de divulgação da série. A direção da obra é de Andrucha Waddington.

Para completar, Em Casa com os Gil mostrará os preparativos para a festa de comemoração do aniversário do cantor e também o arraiá junino da família, tudo acompanhado de muita música. Além disso, os fãs já podem comemorar, pois, antes mesmo da estreia, foi confirmada uma espécie de segunda temporada, mas com outro nome: Viajando com os Gil, que deve resgatar o plano inicial de acompanhar os detalhes da turnê construída nesta temporada inicial. A data de lançamento, porém, ainda não foi confirmada.

Turnê 
Prestes a completar 80 anos, Gilberto Gil passará por vários países europeus com a turnê Nós, A Gente. O primeiro destino é a Alemanha, onde se apresenta ao lado da família neste domingo (26). A trupe passará também pela Itália, Marrocos, França, Reino Unido e Bélgica.

Para celebrar o atual momento, que mistura palco e vida pessoal, o artista lançou, no último fim de semana, uma nova versão para o sucesso Realce, de 1979, que encabeçou um álbum homônimo lançado no mesmo ano. A regravação conta também com clipe, disponível no YouTube, gravado durante o encontro da família em Araras. Nele, participam todos familiares, divididos entre instrumentos e backing vocals.

Serviço 
Em Casa com os Gil
Série em cinco episódios, que acompanha intimidade de Gilberto Gil e familiares
Disponível sexta-feira (24), no Amazon Prime Video