Elena Font se apresenta com piano de Maria Helena de Melo Barreto na Casa de Vovó Dedé

Na próxima segunda-feira, 30 de setembro, a Casa de Vovó Dedé realizará mais uma Ação do III FIMI, evento que contará com a participação de Elena Font, jovem pianista espanhola que vem se destacando na Europa na atualidade. No primeiro momento, programado para iniciar às 14h30, Elena Font realizará uma apresentação, tocando o piano que pertenceu à professora Maria Helena de Melo Barreto, uma figura central na história do ensino música no Ceará, marcando a inauguração da sala que abrigará o instrumento. A trajetória de D. Maria Helena de Melo Barreto e de seu piano está profundamente ligada à história do ensino de piano no estado, especialmente a partir das atividades formativas promovidas pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, em Fortaleza.

Este encontro de “Helenas”, mais um momento especial na Casa de Vovó Dedé, conectará a pianista espanhola Elena Font à professora e pianista cearense Maria Helena de Melo Barreto, representada por seu valoroso piano. O evento contará com a presença do violinista Fred Barreto e da pianista Nara Vasconcelos Barreto, filho e nora de D. Maria Helena, músicos que atualmente residem em Sófia, na Bulgária, e que estarão em Fortaleza no dia 30 de setembro para assistir ao recital de Elena Font tocando o piano da matriarca, na Casa de Vovó Dedé.

A Casa de Vovó Dedé recebeu dos herdeiros de Dona Maria Helena de Melo Barreto, esposa do renomado artista cearense Zenon Barreto, a concessão do uso do piano que pertenceu à professora. O instrumento foi restaurado e agora ocupa uma sala especial na Casa, destinada a recitais de piano e música de câmara, além de workshops e masterclasses.

Num segundo momento, a pianista Elena Font conduzirá um workshop aberto ao público. Este momento também contará com a presença de familiares da professora. Ambos os eventos fazem parte da terceira edição do Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa (FIMI), promovido pela Casa de Vovó Dedé. O Festival tem como objetivo proporcionar um espaço artístico e educativo que celebre a música e a educação musical, unindo encontros formativos e apresentações artísticas. O FIMI valoriza tanto a experiência quanto o conhecimento musical, além de promover a interação entre estudantes e músicos profissionais.

Sob direção geral e curadoria do professor Ewelter Rocha, o Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa do Ceará (FIMI) é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Lei Rouanet, e patrocinado pelas empresas Grupo Edson Queiroz; Vestas; Cosampa; Rei; Freitas; Varejão; Haco; CIE Durametal; Termaco; Tubo Técnico. Conta ainda com a parceria da BG Soluções Sociais, Fix Turismo e VSM Comunicação e apoio do Instituto Dragão do Mar, Theatro José de Alencar, Ceará Cultura Secult e Governo do Esatdo do Ceará. Realização da Casa de Vovó Dedé e Ministério da Cultura. Para conhecer mais sobre o FIMI visite as páginas: http://www.fimifest.com.br e https://www.concursojovenstalentoscvdd.com.br

Serviço

O quê:  Recital e workshop realizados por Elena Font e inauguração da sala que acolheu o piano da professora D. Maria Helena Barreto, Casa de Vovó Dedé.
Quando: Dia 30 de setembro, a partir das 14h30min.
Local: Casa De Vovó Dedé. Rua Jerônimo de Albuquerque, 445, Barra do Ceará, Fortaleza – CE.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES