A artista cearense Nice Firmeza, que completaria 100 anos no último domingo (18), será homenageada pelo Museu da Cultura Cearense (MCC) nesta segunda (19). O evento virtual contará com exibição do documentário “NicEstrigas – Arte e Afeto”, de Tibico Brasil, e bate-papo com Bené Fonteles e Patrícia Veloso
A história e o legado da multiartista cearense Nice Firmeza, que completaria 100 anos no último domingo (18), será celebrado pelo Museu da Cultura Cearense com um encontro virtual hoje (19), a partir das 16h, no YouTube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
A homenagem começa com a exibição do documentário “NicEstrigas – Arte e Afeto”, do fotógrafo e documentarista Tibico Brasil. Na produção audiovisual, com roteiro de Sergio Roberto Costa, Tibico – que assina a fotografia e a direção – apresenta um retrato do casal de artistas visuais cearenses e seu casamento afetuoso com a arte e com a natureza. O material reúne ainda depoimentos de Nice e Estrigas, colhidos entre 2012 e 2013.
Após a exibição, os curadores e pesquisadores Patrícia Veloso e Bené Fonteles, que em 2013 lançaram a exposição homônima no MCC, com obras de Nice e Estrigas, relatam os laços de afeto e convivência com Nice, além de comentar a vasta produção que inspirou a montagem da mostra e a publicação organizada por Fonteles, lançada em 2014 pela Editora Terra do Sol. A conversa será mediada por Valéria Laena, assessora do MCC.
Bené e Patrícia também destacam as produções individuais de Nice, seus bordados, suas pinturas e culinária, bem como a relação que ela e o esposo, Nilo Firmeza, mais conhecido como Estrigas, desenvolveram com a arte e a cidade.
E as homenagens continuam durante todo o mês de julho, período em que o Instagram do MCC (@mcc_dragaodomar) publicará conteúdos relacionados às receitas criativas de Nice Firmeza, que integram as pesquisas realizadas pelo Comida Ceará, projeto do MCC que há 10 anos busca mapear e registrar a dinâmica alimentar cearense, com seus diferentes modos de preparo, práticas alimentares, a pluralidade de comidas, seus sentidos e trocas.
Serviço:
Exibição do documentário “NicEstrigas— Arte e Afeto”, de Tibico Brasil, e live “Nice faz Arte”, com Bené Fonteles e Patrícia Veloso
Data: 19 de julho de 2021 (segunda-feira)
Horário: 16h
Exibição: Canal do Dragão do Mar no YouTube
Duração: 60 minutos
Acesso livre e gratuito