Filme sobre a trajetória do jornalista Cid Moreira será exibido hoje

O documentário “Boa Noite”, de Clarice Saliby, descortina a imagem mítica que paira sob o apresentador Cid Moreira, que completa 93 anos de idade. O longo será exibido dentro da programação do festival internacional de documentários “É tudo Verdade”

Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br

No dia em que completa 93 anos, o jornalista e apresentador Cid Moreira tem sua história revisitada na estreia do documentário “Boa Noite”, de Clarice Saliby. O longa será exibido nesta terça-feira (29), às 21h, e amanhã (30), às 15h, dentro da programação do Festival internacional de documentários É Tudo Verdade. Para assistir é necessário fazer o cadastro gratuito na plataforma Looke, conforme instruções na página oficial da mostra: www.etudoverdade.com.br.

No filme, Cid Moreira abre as portas de casa para levar o espectador a um passeio pelos quase 30 anos em que esteve à frente da bancada do Jornal Nacional. Da estreia, em 1º de setembro de 1969, até 29 de março de 1996, quando deu lugar a Willian Bonner, foram mais de 8 mil “boa noites” diários para todo o Brasil.

A voz potente e inconfundível ajudou a criar em torno de Cid Moreira uma áurea mítica que Clarice Saliby tenta desconstruir no documentário, mostrando um senhor extremamente vaidoso, porém, de hábitos simples. O longa acompanha ações do dia a dia do apresentador, como uma ida ao salão de beleza, um jantar com amigos e um banho de banheira.

O filme é narrado pelo próprio Cid Moreira, que resgata histórias da época em que apresentou o Jornal Nacional e de quando não queria deixar a bancada, mas precisou fazê-lo por pressão externa. “Não queria sair de jeito nenhum”, reconhece. “Mas vem o fator tempo, aparência. A televisão tem que se reinventar sempre para evitar a queda no Ibope. A TV é um monstro”, diz.

Após longos anos emprestando sua voz à televisão e ao rádio, Cid dedicou-se a gravar audiolivros e trechos da Bíblia. Recentemente, o apresentador rendeu-se às redes sociais e ataca de digital influencer, compartilhando parte do seu cotidiano com um público de 863 mil seguidores.

Gratuito  

Na 25ª edição, o festival “É Tudo Verdade” tem em sua seleção um total de 91 títulos não-ficcionais.  Sessenta longas e curtas-metragens estão em competição e hors-concours, e serão exibidos de forma gratuita, em plataformas de streaming. As exibições seguem até o dia 3 de outubro e podem ser acompanhadas pelo site da mostra. A sessão de encerramento ocorre dia 4 de outubro, com a cerimônia de premiação e exibição do filme de encerramento que será divulgado no site do festival.

Sinopse
Cid Moreira abre as portas de casa e de seu inconsciente, revelando facetas surpreendentes do homem que entrou nos lares de milhões de brasileiros todas as noites, por quase 30 anos. A voz mais famosa do Brasil narra a própria história, desconstruindo sua imagem mítica e conduzindo o espectador por um labirinto de memórias. Lembranças e imagens de arquivo traçam um panorama de sua vida, que se confunde com a história da televisão brasileira.

SERVIÇO:
Boa Noite
Direção: Clarice Saliby. Brasil, 73’
Exibição: ter. (29), às 21h, qua. (30), às 15h, em etudoverdade.com.br

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES