Dicas para deixar seu home office mais leve e produtivo

Rotina, planejamento e horário são algumas das dicas para estruturar seu sistema de trabalho em casa em tempos de pandemia  

Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br

Trabalhar em casa, procurando encontrar a melhor forma para garantir a produtividade, assim como a qualidade do que está sendo feito de forma confortável, tem sido uma constante busca e já virou rotina na vida dos muitos profissionais que levaram o local de trabalho para dentro do lar. Em tempos de reclusão social, nada como organizar o cotidiano para deixar o dia mais produtivo e harmonioso.

Para quem está buscando aperfeiçoar esse novo modelo de trabalho, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) reuniu um grupo de especialistas para dar dicas às pessoas que transformaram seus lares em escritório. Nas sugestões são abordados temas como rotina, planejamento, horários, cantinho do trabalho e até mesmo o que vestir, para evitar imprevistos.

De acordo com eles, a rotina é uma das melhores amigas para manter a produtividade e não deixar de cumprir prazos mesmo longe do escritório. A dica é manter sua rotina, acordar no horário de sempre e manter pausas para ir ao banheiro, comer e beber água. “Os horários para iniciar e encerrar o expediente seguem iguais. Portanto, evite se conectar mais tarde e depois compensar. Em médio e longo prazo essas pequenas variações se tornam a nova rotina e podem alterar horário de almoço e descanso. Uma bola de neve que fica difícil de administrar dentro do confinamento de casa”, diz o time de especialistas.

Quanto ao que vestir: roupas confortáveis. Eles alertam que o conforto não pode ser confundido com descuido. “Mesmo porque as reuniões por vídeo têm crescido desde o início do isolamento social”. Sobre o planejamento, os especialistas destacam que é necessário priorizar tarefas e “entender que o manejo delas será crucial nas próximas semanas, pois provavelmente surgirão outras tarefas prioritárias”.

 

CUIDAR DA ROTINA

“Penei um pouco, de fato, no começo, porque os horários das atividades ficaram um pouco confusos, mas eu consegui organizar um local distante do quarto, da televisão (para evitar distração), como se fosse um miniescritório. O que mais me ajudou foi manter os horários de antes, porque como estamos em casa, acabamos por flexibilizar os horários. Se mantiver uma rotina, tal qual era no trabalho, facilita bastante. Outra coisa importante é conseguir gerir o tempo, pois as vezes acabamos por postergar as atividades.”

Camila Mota, advogada

 

TRABALHO NA NATUREZA

“Estávamos acostumados a trabalhar em grupo no escritório. Todos os projetos eram feitos de forma coletiva, onde discutíamos e dividíamos. Agora estamos fazendo isso de forma online, com reuniões periódicas – pelo menos uma vez ao dia. E eu trouxe a estrutura do escritório aqui para o sítio da família. Aqui, pelo menos, eu estou em contato com a natureza, sem precisar fica dentro de um apartamento fechado. Aumentei a capacidade da internet, montei minha mesa olhando para o jardim e trabalho online.”

Laura Rios, arquiteta e co-empreendedora da Estar Urbano.

CORRENTE DE AR

“Eu coloquei a mesa onde trabalho próxima a uma janela – onde tem uma corrente de ar e luz – e uma almofadinha para a cadeira ficar mais confortável. Uso duas telas (de computador), porque facilita e aumenta o conforto visual, e trouxe um teclado adicional, já que uso notebook. Na verdade, eu tentei trazer para cá o que eu tinha de mais confortável no escritório. Procuro deixar o ambiente próximo ao intermediário do que seria o escritório e o que seria eu estar em casa.”

Renata Stopiglia – bióloga e pesquisadora

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES