Seu fim de semans pode ficar ainda mais gostoso! Neste domingo (24), comemora-se o Dia Nacional do Café e O Otimista convidou as chefs Bia Leitão e Fernanda Luna para apresentar receitas deliciosas que podem ser feitas a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. Como resultado, um delicioso Rocambole de Café com Brigadeiro Branco e um Bolo de Café. O momento de reclusão social é um ótimo período para testar os dotes culinários. Confira!

Cópia De Rocambole
Rocambole de Café

Rocambole de Café com Brigadeiro Branco

Apaixonada por café, a chef Fernanda Luna disse que adorou fazer essa receita, que serve seis a oito porções. “A massa é fofinha e o recheio cremoso, o que agrada a muitos… Acho que todos estamos um pouco mais íntimos da cozinha nesses tempos e fazer receitas diferentes nos estimula ainda mais a cozinhar”, diz ela.

INGREDIENTES:

MASSA:

3 ovos inteiros

90g de farinha de trigo sem fermento

½ colher de chá de fermento químico em pó

55g de manteiga derretida

120g de açúcar refinado

1 e ½ colher de sopa de café solúvel

½ colher de sopa de água morna

RECHEIO:

1 caixinha de leite condensado

½ caixinha de creme de leite

MODO DE PREPARO:

RECHEIO:

Leve ao fogo o leite condensado e o creme de leite e cozinhe mexendo sempre até o ponto de brigadeiro para recheio. Nem muito mole, nem muito duro. Reserve e deixe esfriar para ser usado no rocambole ainda morno.

MASSA:

Pré-aqueça o forno em 180 graus. Unte uma forma retangular de 27cm x 37cm e forre-a com papel manteiga. Peneire a farinha com o fermento e o sal e reserve. Dissolva o café solúvel na água morna e reserve.

Bata na batedeira em velocidade alta os ovos e o açúcar até triplicar de volume, ficando fofo e claro. Desligue a batedeira e adicione – incorporando com um batedor de arame (fouet) – a farinha, intercalando com a manteiga e o café.

Espalhe a massa na assadeira com papel manteiga e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até que tocando o centro da massa de leve, ela volte a forma original.

Quando a massa estiver morna, retire da assadeira com o papel manteiga e espalhe o recheio deixando um espaço de aproximadamente 5 cm sem recheio.

Enrole com a ajuda do papel manteiga. Deixar enrolado por alguns minutos para firmar o formato. Retire do papel e polvilhe com açúcar ou cacau em pó.

2305tr1702_4c
Bolo de Café

Bolo de Chocolate e Café para as Crianças

A chef Bia Leitão é outra apaixonada por café. “Eu decidi fazer um bolo mais infantil e mais doce aqui para os meninos (filhos). Eu tenho várias receitas de café, mas no caso da quarentena, optei por fazer um bolo que eles fossem consumir”, explica Bia.

INGREDIENTES:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de chocolate em pó

4 ovos

1 xícara (chá) de leite

1 xícara (chá) de óleo

½ xícara (chá) de açúcar

½ xícara (chá) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de fermento em pó

Manteiga, farinha e chocolate para untar e polvilhar a fôrma

MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Numa tigela pequena, misture ½ colher (sopa) de farinha de trigo com 1 colher (sopa) de chocolate em pó, reserve. Unte uma forma redonda com manteiga e essa mistura de farinha e chocolate. Numa tigela, misture a farinha com o chocolate em pó e reserve.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o café e o óleo e bata apenas para misturar. Em seguida, junte os açúcares e bata bem até ficar liso. Transfira a mistura líquida para uma tigela grande e acrescente a mistura de farinha, em etapas, passando pela peneira. Misture delicadamente com o batedor de arame para incorporar e a massa ficar lisa. Por último, misture o fermento em pó.

Coloque a massa na fôrma preparada e gire sobre a bancada para nivelar. Leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos – para verificar, espete um palito, se sair limpo está pronto, caso contrário deixe assar por mais alguns minutos. Retire do forno e deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar. Enquanto isso, prepare a calda. Corte o bolo ao meio depois de frio e umedeça a massa com um pouco de café coado sem açúcar e frio.

Buttercream e calda

INGREDIENTES:

1 xícara de açúcar

200ml de café coado forte sem açúcar

250g de manteiga em temperatura ambiente

1 e ½  xícara de açúcar de confeiteiro

1 xícara de leite condensado gelado

1 xícara de café coado (para molhar o bolo)