Por Livia Saboya
liviasaboya@ootimista.com.br
Uma peça que todo mundo tem, muita gente ama, e já se tornou essencial quando o assunto é praia! Esta semana, no dia 5 de julho, o nosso querido biquíni completou incríveis 77 anos! E hoje ele ganha uma coluna todinha especial. Vem conhecer um pouco da história da peça, algumas curiosidades e, claro, os modelos e tendências que vamos amar usar este ano!
Como tudo começou….
O biquíni foi criado em 1946 pelo francês Louis Réard, um engenheiro automotivo que na época administrava a loja de lingerie da mãe em Paris, e que apresentou duas peças pequenas de roupa, promovendo-as como “o menor maiô do mundo”. A primeira exibição aconteceu no dia 5 de julho do mesmo ano. Foi difícil encontrar alguém que se dispusesse a usar a peça tão pequena e a primeira mulher a desfilar de biquíni foi a bailarina francesa Micheline Bernardini.
Já o nome “biquíni” foi inspirado na Ilha Bikini, localizada nos Estados Unidos. A ilha era usada para testes com bombas nucleares e, segundo o próprio Louis, sua invenção também era explosiva.
Uma das maiores responsáveis pela normalização e popularização do biquíni foi a atriz Brigitte Bardot. Isso aconteceu quando, em um de seus filmes mais famosos, intitulado E Deus Criou a Mulher, Bardot aparece em cena com um biquíni em xadrez vichy. Na época, a peça rapidamente se tornou desejo entre mulheres do mundo todo, uma vez que
a atriz era o grande ícone de beleza.
Polêmicas
Louis estava certo quando afirmou que o efeito de uma mulher usando o biquíni seria explosivo. A história do biquíni é cheia de polêmicas. A peça foi proibida em muitos países, incluindo Brasil, por decreto do presidente Jânio Quadros, por ser considerada vulgar e um atentado ao pudor.
Mesmo assim, nada impediu que a moda se espalhasse, ganhando adeptas no mundo todo, modelagens diferentes, um segmento da moda inteiro dedicado a ele e o status de must have na praia, na piscina e em capas de revista de todo o mundo!
E em 2023?
A cada ano e a cada temporada o biquíni segue provando que veio pra ficar! Hoje em dia, ele é confeccionado com diversos materiais que vão do artesanal crochê a tecidos tecnológicos que secam mais rápido ou que possuem até mesmo proteção solar. Em 2023, são muitos os modelos em alta, com amarrações diferenciadas e os conjuntos de biquíni e saia combinadinhos. Já nas estampas, vamos amar apostar nos modelos com animal print e toques de neon, além das peças com estampas fofas e lúdicas, que fazem referência a desenhos animados! Ah, o xadrez vichy de Brigitte Bardot segue firme e forte até hoje, hein?
Agora é aproveitar o fim de semana, colocar seu biquíni favorito em campo e comemorar muito com sol e mar! Viva o biquíni!