Praticidade, preços acessíveis ou gratuitos, variedade, otimização do tempo, boa capacitação de professores, flexibilização do tempo, fim da distância, interatividade. E você ainda aprimora seus conhecimentos e dita o ritmo, de acordo com o seu tempo disponível.

São muitas as vantagens para se fazer cursos online durante esse necessário período de isolamento social, por conta da pandemia do novo Coronavírus. A variedade é uma que merece destaque. Há sites especializados que oferecem centenas deles e para todos os gostos. Excel, línguas, tecnologia de bitcoin, estatística, programação para Android, produção de conteúdo para web, macroeconomia, marketing, desenvolvimento de software, assim como cursos ligados à área da gastronomia, entre outros. É só você escolher. O CIEE, por exemplo, está disponibilizando 35 cursos que abordam temas como Informática, Matemática e Orientação Profissional.

Já o Senac, através de suas plataformas online, está oferecendo cursos livres e de extensão universitária totalmente gratuitos e com certificação nacional. Educação, Gestão, Saúde, Finanças, Gastronomia e Moda são alguns deles. Na lista, opções de conteúdo para ajudar na produtividade e professores que precisam se atualizar e aproximar dos seus alunos, como “Docência e mediação pedagógica online” e “Elaboração de materiais didáticos com recursos tecnológicos”.

“É fundamental ter um local que proporcione atenção plena e focada, assim como dedicar pelo menos uma hora por dia para deixar as atividades sem atraso. Outro ponto importante é você identificar estilo de aprendizagem adequado, por exemplo, uns gostam de ler os textos online, outros fazem o download para ler offline e depois retornar ao ambiente. Saiba o que é ideal para você”, orienta a coordenadora do Senac Ceará na área de educação a distância (EaD), Rhyvera Fontenele.

Espaço de debates e disseminação do conhecimento, a Casa do Saber também está disponibilizando vários cursos para esse período excepcional, relativos a estudos de cinema, música, psicanálise, história, assim como artes plásticas. Ministrado pelo antropólogo Renato Brolezzi, o curso “Introdução à História da Arte: Paris, Secúlos XIX e XX”, por exemplo, leva você a entender “como a chegada da modernidade à França influenciou os movimentos artísticos do mundo inteiro e ressignificou a imagem do trabalhador, das mulheres e da burguesia nas pinturas”.

Outro curso que você encontra na Casa do Saber é “Cinema: Grandes Clássicos”. Nele, o professor e jornalista Sérgio Rizzo apresenta “os aspectos artísticos, técnicos e históricos que transformaram filmes em obras-primas do cinema. Uma análise sobre a sétima arte através dos seus maiores clássicos”.

SERVIÇO:

Casa do Saber

https://app.casadosaber.com.br/login

Sesc

https://www.ead.senac.br/

CIEE

https://portal.ciee.org.br/

SEST SENAT

https://ead.sestsenat.org.br/

Grupo GEN

https://www.grupogen.com.br/

Fundação Oswaldo Cruz

https://agencia.fiocruz.br/

https://campusvirtual.fiocruz.br/portal/