Cristiano Pinho, guitarrista cearense de destaque, morre em Fortaleza

O músico e produtor Cristiano Pinho, um dos guitarristas mais atuantes da cena cearense, faleceu nesta quarta-feira (3) em Fortaleza. Cristiano, natural de Viçosa do Ceará, deixou uma marca profunda na música brasileira, colaborando com artistas renomados como Fagner, Kátia Freitas, Amelinha, Fausto Nilo e Ednardo. Ainda não há informações sobre a causa da morte e de quando e onde o corpo será velado.

Sobre o artista

Cristiano começou sua jornada musical aos 12 anos, demonstrando um talento precoce para a guitarra. Ele aprofundou seus conhecimentos em harmonia e improvisação na Escola Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical, no Rio de Janeiro, e graduou-se em Música pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Multi-instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical, Cristiano lançou dois álbuns solo de música instrumental: “Pessoa” (1997) e “Cortejo” (2010), com participação especial de Fagner. Inclusive, participou de turnês pelo Brasil e exterior com o cantor, nas gravações de álbuns e DVDs e em apresentações em programas de televisão.

Participou de inúmeros festivais de música instrumental, entre eles o Festival Jazz e Blues de Guaramiranga e o Festival Música na Ibiapaba Tocou como músico convidado com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, na Sala São Paulo.

Em 2006, foi produtor e arranjador da música “Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores” (Geraldo Vandré), em versão gravada pelo cantor Fagner para integrar a trilha sonora da novela Cidadão Brasileiro, exibida pela TV Record. Em 2013, a canção “Relógio do Mundo”, de sua autoria, conquistou a primeira colocação no IV Festival Nacional de Música da Associação das Rádios Públicas Brasileiras (ARPUB).

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES