Conheça cuidados com a pele e procedimentos para fazer até o Carnaval para curtir a folia com um glow na autoestima

Para muitos, a preparação para o Carnaval vai muito além da escolha do look perfeito. Estar com a pele saudável e bonita para a data é primordial para diversos foliões. Mas o que fazer — e o que evitar — antes da festividade? Para esclarecer as dúvidas, Tapis Rouge traz a médica dermatologista Lara Farias, que orienta sobre escolhas seguras para curtir o evento com a autoestima lá em cima

Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br

Com a proximidade do Carnaval, a busca por uma pele impecável para os dias de festa ganha ainda mais força. Contudo, o tempo de recuperação e a exposição solar intensa exigem planejamento. Para quem deseja realizar procedimentos estéticos, o relógio corre contra o calendário, já que certos tratamentos podem comprometer a saúde da pele se feitos em cima da hora. Com esse panorama em vista, Tapis Rouge consultou a médica dermatologista Lara Farias, que soluciona dúvidas sobre o assunto.

Segundo a especialista, o maior alerta vai para os tratamentos que deixam a pele sensível ou em processo de renovação profunda. Procedimentos como peelings médios e profundos, que promovem descamação intensa, além de tecnologias como os lasers de CO2, erbium e a luz intensa pulsada, entram na zona de risco para quem vai se expor ao sol no Carnaval. Nesses casos, a médica explica que: “é necessário 30 dias sem exposição solar para evitar hiperpigmentação pós-inflamatória e cicatrização ineficaz”.

Por outro lado, ainda há opções seguras para quem não abre mão de uma pele saudável e bonita no período festivo. Conforme a profissional, a limpeza de pele surge como uma excelente alternativa para desobstruir os poros e melhorar a textura do rosto antes da maquiagem carnavalesca. Lara também indica o Hollywood Peel: uma associação de laser com máscara de carvão ativado, ideal para a semana que antecede a festa por oferecer “um glow imediato”, reduzindo a oleosidade e uniformizando a pele.

Há ainda intervenções seguras com injetáveis que podem contribuir para uma pele impecável para a folia. No entanto, ao falar desses procedimentos, a médica dermatologista faz uma ressalva importante: “Procedimentos como toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico podem ser realizados até 15 dias antes do Carnaval, permitindo curtir a festa com a autoestima lá em cima, sentindo-se linda e confiante”, comenta.

Essencial e indispensável
No dia a dia da folia, o uso de glitter, colas e maquiagens pesadas pede uma rotina mais rigorosa de cuidados pré e pós-festa. Lara reforça que a preparação deve começar com uma limpeza suave e o uso de antioxidantes e fotoprotetores, inclusive os formatos em spray ou pó para facilitar a reaplicação sobre a maquiagem. “Beber bastante água para hidratar a pele de dentro para fora, como também aplicar um bom hidratante antes e após retirar a maquiagem”, complementa.

Por fim, para pacientes com condições específicas, a recomendação é uma consulta prévia com um profissional especializado. “Se você tiver alguma alteração de pele, como melasma, lembre-se de passar no dermatologista antes para potencializar seus cuidados preventivos com bons fotoprotetores orais com efeito antioxidante, anti-inflamatório e imunomodulador”, aponta a especialista.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES